Gaudium news > Dom Orani preside ordenação sacerdotal no Rio de Janeiro

Dom Orani preside ordenação sacerdotal no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 17-12-2018, Gaudium Press) Na manhã do dia 08 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, o Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu a ordenação de 11 novos sacerdotes na Catedral de São Sebastião.

Dom Orani preside ordenação sacerdotal no Rio de Janeiro.png

Em sua homilia, o purpurado destacou a necessidade de haver um vocacionado por paróquia. “Esses são momentos que nos animam na resposta ao Senhor, dentro da variedade de carismas e dons. A Arquidiocese desejou viver esse ano vocacional, com a proposta de que haja em cada comunidade pelo menos um vocacionado. Hoje também é uma oportunidade para rezarmos pelas vocações, bem como apoiar os seminários, pedindo ao Senhor da Messe para que envie mais operários, os quais levarão adiante a missão, no presente e no futuro”.

Apesar da alegria com os novos sacerdotes, o Arcebispo manifestou sua preocupação com as vocações. “Nossa grande cidade necessita de ainda mais vocações para fazer jus às necessidades existentes, bem como na missionaridade, a qual todos nós somos chamados a fazer parte, tanto no interior de nosso país, bem como em outros países”.

Dom Orani também acentuou o chamado de cada sacerdote, mesmo em meio às diferentes histórias de vida. “Temos a graça de ver esses homens que foram chamados do meio do povo de Deus para agora, com o grau do presbiterado, estarem a serviço da santificação, na pregação, nos sacramentos, levando o povo a experimentar a alegria de ver o mal ser vencido. Cada um tem uma história, experiência e caminhos diferentes, mas todos, na busca de responderem ao chamado de Deus, aqui chegaram. Foram escolhidos e preparados para servir, assim como Deus preparou Maria para receber o Salvador”, concluiu.

Já Dom Roque Costa Souza, Bispo animador das vocações, afirmou que o Seminário e a Arquidiocese estão em festa, e que “foi uma graça ter acompanhado esses jovens, hoje sacerdotes, ainda no início, agradecendo pelo ‘sim’ de cada um. Agradeço também aos familiares que os cedem nesse período para que eles sejam formados no útero, que é o seminário. É o próprio Deus quem os formam e que, através de seu espírito, configura cada um em Jesus, como discípulo e missionário”.

Segundo o reitor do Seminário Arquidiocesano de São José, Cônego Leandro Câmara, a ordenação é um dos dias mais recompensadores para os formadores. “O sentimento é de profunda gratidão a Deus pelos frutos da dedicação e da missão de formar. O dia mais feliz e recompensador na vida de um formador é a ordenação dos que ele procurou dedicar a vida e se consumiu para formar. Os seminaristas e o discernimento vocacional que fazem são a razão de nossa missão”, enfatizou. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas