Sacerdote da Diocese de Piracicaba recebe título honorífico de Monsenhor
Piracicaba – São Paulo (Terça-feira, 08-01-2019, Gaudium Press) Criado no século XVII pelo Papa Urbano VIII, o monsenhorato, ou título de monsenhor, é um cargo eclesiástico de honra conferido pelo papa a sacerdotes por serviços prestados à Igreja ou pelo exercício de funções eclesiásticas de governo ou de diplomacia.
Em Piracicaba, interior de São Paulo, um desses exemplos é o Padre Victório Tomasi. Pároco emérito da Paróquia Santa Rosa de Lima, o religioso celebrou recentemente seus 25 anos de ordenação presbiteral, durante missa solene na Igreja Matriz, e recebeu o título honorífico de Monsenhorato.
Iniciada pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason, a cerimônia contou com a presença de vários padres do bispado paulista e de centenas de fiéis da comunidade paroquial.
O título foi concedido pelo Papa Francisco, atendendo ao pedido de Dom Mason, por ocasião dos 25 anos de ordenação presbiteral do Padre Victório.
Padre Victório Tomasi Foto: Diocese de Piracicaba |
Natural de Piracicaba, o sacerdote foi ordenado presbítero em 16 de dezembro de 1993 e exerceu seu ministério sacerdotal nas paróquias Sagrado Coração de Jesus, em Saltinho, São José, em Santa Bárbara d’Oeste, e na Paróquia Santa Rosa de Lima, em Piracicaba, onde permaneceu de 2011 a 2016. Também foi vigário-paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Charqueada, além de membro do Conselho Diocesano de Presbíteros.
Mais sobre o título de monsenhor
Concedido pelo Sumo Pontífice ao clero infra-episcopal da Santa Sé que exerça altas funções de governo na Cúria Romana ou funções diplomáticas nas Nunciaturas Apostólicas, o título também é outorgado ao clero diocesano (nunca regular ou religioso) por meio de propostas – que são depois avaliadas pela Santa Sé segundo vários critérios, incluindo requisitos de idade (hoje mínima de 65 anos) – de cada bispo por intermédio das Nunciaturas Apostólicas.
Em março de 2013, o Papa Francisco, em seu primeiro ano de pontificado, anunciou a suspensão da concessão dos títulos de monsenhor, sendo a exceção os diplomatas da Santa Sé. Assim, o título é concedido mediante ao atual exercício do cargo ou dignidade emérita ao vigário-geral de cada diocese, o qual é nomeado pelo bispo diocesano, ou a detentores de outros cargos, particularmente na Cúria Romana. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da Diocese de Piracicaba
Deixe seu comentário