Litoral norte de Pernambuco sedia 158ª Festa de São Gonçalo
Itapissuma – Pernambuco (Segunda-feira, 14-01-2019, Gaudium Press) Situada no litoral norte do Estado, a cidade pernambucana de Itapissuma celebrou recentemente a 158ª Festa de São Gonçalo.
Neste ano, a cerimônia da buscada fluvial, que consiste no translado da imagem do santo padroeiro de Itamaracá até Itapissuma, teve a inédita presença de um arcebispo metropolitano, que no caso, foi Dom Fernando Saburido.
À convite do pároco, Padre Ivan Maciel, o Arcebispo de Olinda e Recife acompanhou a procissão terrestre, que partiu da Igreja de São Paulo Apóstolo, localizada na estrada do Forte Orange, em Itamaracá, e a procissão fluvial pelo canal de Santa Cruz, na mesma embarcação em que estava o andor de São Gonçalo.
Na ocasião, dezenas de embarcações acompanharam a procissão fluvial de São Gonçalo. Ao longo do trajeto, pessoas às margens do canal de Santa Cruz acenavam para as embarcações, enquanto Dom Saburido fazia o trajeto na proa do barco.
Considerada uma das cinco maiores procissões marítimas do Brasil, a buscada de Itapissuma neste ano contou com a supervisão da Capitania dos Portos e da Marinha Brasileira.
Mesmo com o início da buscada de São Gonçalo retardado em pouco mais de uma hora, devido à maré baixa, o trajeto foi concluído em 45 minutos. A procissão fluvial chegou ao píer de Itapissuma por volta das 17h45.
Em seguida, e na companhia do Padre Ivan, o arcebispo participou do cortejo com o andor com o santo padroeiro pelas ruas da cidade, antes de presidir uma missa campal em frente à matriz de Itapissuma.
Em sua homilia, Dom Saburido refletiu sobre como as pessoas estão vivendo o seu batismo. Para o prelado, “é lamentável que muitas pessoas que receberam o batismo negligenciam a sua fé, mudam de religião”.
“Todos aqueles que se converterem devem ser batizados e também procurar viver os valores da Igreja e testemunhar a nossa fé muito mais pelo testemunho do que pelas palavras”, explicou.
A Festa de São Gonçalo em Itapissuma prossegue até o dia 20 de janeiro, com novenário, recitação do Terço Mariano e procissão. No dia festivo, haverá missa solene às 16h, presidida pelo bispo auxiliar Dom Limacêdo Antonio. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife
Deixe seu comentário