Goiás recebe encontro de reitores de santuários do Brasil
Trindade – Goiás (Quinta-feira, 17-01-2019, Gaudium Press) “A missão do Santuário é celebrar com o povo de Deus” é o tema que norteará os estudos da 23ª edição do Encontro Nacional de Santuários do Brasil. O evento, que pretende reunir reitores e agentes de pastoral dos principais templos católicos do país, acontecerá entre os dias 18 e 22 de fevereiro, na cidade de Trindade, em Goiás.
A previsão é de que 200 pessoas participem do encontro, organizado pelos reitores do Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, e do Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade. A maior parte da programação será realizada no Hotel Liguori (Av. Raimundo de Aquino, 1000 – Vila João Braz).
Com palestras, apresentação das atividades pastorais de cada santuário, mesa redonda e votação para a escolha da sede do próximo encontro, em 2020, a reunião tem como seu eixo central a liturgia.
“Essa reflexão tem o objetivo de ajudar os reitores a melhorarem a qualidade das celebrações nos seus santuários, envolvendo os fiéis e também estando em sintonia com a Igreja”, explicou o Padre João Batista, reitor do Santuário da Mãe Aparecida e presidente do Conselho de Reitores dos Santuários do Brasil.
Ainda conforme o Padre João, no santuário, a comunidade participante não é continuada, e sendo assim, cada celebração precisa ser preparada de uma forma diferente.
“Os santuários têm uma vida diferenciada de outras igrejas. Geralmente, são locais de peregrinação e ali as atividades são mais voltadas para a catequese e para a celebração. Já em uma matriz de paróquia ou nas capelas das comunidades, além da catequese e da celebração, tem também a organização da vida em comunidade”, disse.
O 23º Encontro Nacional de Santuários do Brasil também tem a proposta de vivenciar a temática da Missão, sob a motivação do apelo do Papa Francisco para toda a Igreja, com a realização de um Mês Missionário Extraordinário, uma vez que, nos santuários, os fiéis costumam fazer uma experiência profunda de fé e voltam às suas casas revigoradas para a missão.
“A intenção é ser canal para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja e ajudar a impulsionar os devotos na ação missionária em suas paróquias e comunidades”, lembrou o reitor da Casa da Padroeira do Brasil. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da A12
Deixe seu comentário