Diocese de Blumenau (SC) celebra missa em honra a São Paulo Apóstolo
Blumenau – Santa Catarina (Quarta-feira, 23-01-2019, Gaudium Press) Padroeiro da Catedral e Diocese de Blumenau, o Missionário e Apóstolo São Paulo receberá homenagens nesta sexta-feira, dia 25 de janeiro. Na ocasião, haverá uma missa solene, presidida pelo bispo Dom Rafael Biernaski, na Catedral diocesana, às 19h.
Na mesma cerimônia, três missionários serão enviados para Humaitá, no interior do Estado do Amazonas. Eles passarão um ano trabalhando em comunidades carentes de diferentes regiões do bispado amazônico.
O envio dos missionários é um reforço da Diocese de Blumenau em atender a solicitação do Papa Francisco em aumentar a dimensão missionária da Igreja.
Criada em 19 de abril de 2000 pela constituição “Venerábiles Fratres” do Papa João Paulo II, a Diocese de Blumenau é sufragânea da Arquidiocese de Florianópolis, tendo sido oficialmente instalada em 24 de junho de 2000. Formada por 13 municípios, tem como patrono São Paulo Apóstolo.
No mesmo dia da instalação do bispado, o Pontífice nomeou Dom Angélico Sândalo Bernardino, então bispo auxiliar de São Paulo na época, como o primeiro bispo diocesano.
Em 2009, o Papa Bento XVI, acolhendo o pedido de renúncia de Dom Angélico, nomeou Dom José Negri como o segundo bispo da história da Igreja de Blumenau. Antes, o religioso exercia a função de auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis.
Cinco anos depois, Dom Negri foi nomeado bispo-coadjutor de Santo Amaro, em São Paulo. Em seu lugar, foi designado Dom João Francisco Salm como Administrador Apostólico, que permaneceu no cargo até a chegada do atual bispo, Dom Rafael Biernaski, então auxiliar de Curitiba. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações do jornal O Município Blumenau e Diocese de Blumenau
Deixe seu comentário