Gaudium news > Brasília festeja início do Ano Jubilar dos 60 anos da Arquidiocese

Brasília festeja início do Ano Jubilar dos 60 anos da Arquidiocese

Brasília (Quarta-feira, 23-01-2019, Gaudium Press) O dia 31 de janeiro será especial para Brasília. Além da Festa de São João Bosco, Padroeiro da Capital Federal, haverá a abertura oficial do Ano Jubilar dos 60 anos da Arquidiocese, a serem celebrados em 21 de abril de 2020.

Brasília festeja início do Ano Jubilar dos 60 anos da Arquidiocese

Para marcar as comemorações jubilares, o Cardeal Arcebispo Dom Sergio da Rocha presidirá uma Santa Missa na Catedral Metropolitana, no dia 31, às 12h.

Além desta cerimônia, outras atividades festivas serão realizadas fazendo memória às seis décadas de história da Igreja de Brasília.

Criada no dia 16 de janeiro de 1960, por meio da bula “Quandoquidem Nullum” do Papa João XXIII, a Arquidiocese de Brasília teve sua instalação realizada no dia 21 de abril, data da inauguração da cidade de Brasília. Seu primeiro Arcebispo foi Dom José Newton de Almeida Baptista.

A sede física da Arquidiocese encontra-se na Cúria Metropolitana, que abriga os departamentos responsáveis pela parte administrativa, pastoral, judicial e de comunicação da Igreja Particular.

A Arquidiocese possui uma estrutura complexa e conta com a colaboração de leigos e religiosos para cumprir a sua missão evangelizadora. Possui 151 paróquias e uma capelania, além de cerca de 200 sacerdotes seculares incardinados e residentes, 100 sacerdotes religiosos e 100 diáconos permanentes.

Sob sua responsabilidade estão ainda os seguintes seminários: Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, Seminário Missionário Arquidiocesano “Redemptoris Mater” e Seminário Propedêutico.

Além da casa do clero, a Arquidiocese concede suporte a 72 entidades pastorais, centros de formação, movimentos, associações e comunidades. Os trabalhos sociais estão a cargo da Obras de Assistência e de Serviço Social da Arquidiocese de Brasília (Oassab) e instituições e entidades que trabalham diretamente com a Igreja da Capital Federal. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Brasília

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas