Itaporanga D’Ajuda (SE) celebra dedicação de Igreja Matriz de sua Padroeira
Itaporanga D’Ajuda – Sergipe (Segunda-feira, 28-01-2019, Gaudium Press) A comunidade católica da cidade de Itaporanga D’Ajuda, localizada a 30 quilômetros da capital sergipana, celebrou no último dia 24 de janeiro a dedicação da Igreja matriz de Nossa Senhora D’Ajuda.
Recém reformada, o templo dedicado a Virgem Santíssima teve sua abertura marcada pela missa solene presidida pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, e concelebrada pelo pároco, Padre Melquiades de Jesus, e demais sacerdotes.
O ritual de dedicação da igreja teve iniciou com as portas fechadas e a bênção da água e aspersão do povo de Deus, em sinal de penitência e memória do batismo. Houve ainda a deposição das relíquias no altar, que foi ungido e devidamente ornamentado para a ocasião. E por fim, ocorreu o descerramento da placa.
“A dedicação pode ser traduzida como consagração, sagração ou inauguração. Todas as igrejas são dedicadas, por excelência, à Santíssima Trindade, ao Nosso Senhor Jesus Cristo e seus títulos; ao Espírito Santo, a Santíssima Virgem, aos Santos Anjos e aos santos inscritos no Martirológico Romano”, explicou Dom João.
Na história, o culto à invocação mariana de Nossa Senhora da Ajuda teve origem em Portugal, na Idade Média, sendo particularmente associado a uma ermida que se localizava na praia do Restelo, nas proximidades de Lisboa. Nesse local, havia uma imagem de Nossa Senhora que era venerada por marinheiros e soldados.
Do país europeu, a invocação chegou ao Brasil pelos Jesuítas, que inauguraram a Capela da Ajuda, a primeira igreja de Salvador sob este título da Virgem Maria, em 1549. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Aracaju
Deixe seu comentário