Obras completas de Bento XVI são lançadas no Brasil pelo Cardeal Müller
São Paulo (Quarta-feira, 24-04-2019, Gaudium Press) O Cardeal Gerhard Müller, ex-Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, chega ao Brasil nesta semana para participar do lançamento do primeiro volume da opera omnia do Papa emérito Bento XVI.
Intitulado como “Teologia da Liturgia. O Fundamento Sacramental da Existência Cristã”, o livro, que traz toda a obra teológica de Joseph Ratzinger, foi traduzida recentemente para o português.
Em sua passagem por São Paulo, uma das quatro cidades que visitará, o purpurado participará de dois encontros. O primeiro, de caráter mais acadêmico, será na Faculdade de Teologia-PUC-SP, no dia 26 de abril, às 09h. Já o segundo, que será voltado para leigos e religiosos, ocorrerá no sábado, 27, às 15h, no auditório do Mosteiro de São Bento.
Por fim, no dia 28, domingo, o purpurado presidirá uma Celebração Eucarística na Catedral da Sé. Esta Santa Missa será concelebrada pelo Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, além de outros Bispos e sacerdotes da Arquidiocese.
Opera Omnia
A Opera Omnia de Bento XVI é constituída por 16 tomos. O primeiro é a tese de licenciatura de Joseph Ratzinger sobre “A doutrina agostiniana da Igreja” e com outros escritos sobre Santo Agostinho. Já o segundo tomo recolhe os escritos do Papa Emérito sobre São Boaventura.
O terceiro tomo, traz a conferência que Ratzinger ministrou em Bonn no ano de 1959 sobre “O Deus da fé e o Deus dos filósofos”, além de incluir todos os textos sobre fé e razão e suas reflexões sobre os fundamentos históricos-ideais da Europa. Já o quarto tomo apresenta a Introdução ao Cristianismo (1968) e reúne textos sobre Fé, Batismo e conversão.
Do quinto ao décimo segundo tomos são reunidos textos sobre teologia sistemática. O quinto apresenta textos sobre a Doutrina da Criação, Antropologia e Doutrina da Graça; o sexto parte do livro Jesus de Nazaré e recolhe todos os estudos de argumento cristão.
O sétimo inclui textos da fase preparatória do Concílio Vaticano II e o oitavo, sobre ecumenismo e outros escritos eclesiásticos. O nono recolhe os textos de Ratzinger em matéria de Gnose Teológica e Hermenêutica, assim como seus estudos sobre Escrituras, Revelação e Tradição.
O décimo tomo é aberto com “Escatologia” (1977), único manual dogmático teológico de Ratzinger até agora publicado. O décimo primeiro inclui a Teologia da Liturgia e o décimo segundo recolhe textos sobre os sacramentos e serviço espiritual.
O décimo terceiro recolhe as numerosas entrevistas de Joseph Ratzinger; o décimo quarto, as homilias. O décimo quinto parte da autobiografia “Minha vida” e inclui outros textos de caráter biográfico e o último, uma bibliografia completa das obras do Papa Emérito. (EPC)
Deixe seu comentário