Ordenação Diaconal na Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte
Belo Horizonte MG (Sexta-feira, 26-04-2019, Gaudium Press) A Arquidiocese de Belo Horizonte celebra nesse sábado, 27 de abril, às 9h30, a Ordenação Diaconal dos seminaristas Emanuel Castro Costa, Fernando Lima Almeida, Lucas Moreira Reis e Ricardo de Paula Vieira.
A Ordenação Diaconal será realizada na Catedral Cristo Rei e a celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Diácono transitório
O diácono transitório é aquele que recebe o Sacramento da Ordem no seu primeiro grau, o de diaconato para, depois, receber o segundo grau e tornar-se, então, sacerdote.
Diaconato, portanto, é o primeiro grau do Sacramento da Ordem.
Os outros dois são o presbiterato e o episcopado. Diáconos, presbíteros e bispos compõem a hierarquia da Igreja.
Na ordenação dos diáconos transitórios, as mãos lhes são impostas para o ministério e não para o sacerdócio. Com a ordenação o diácono deixa sua condição de leigo e passa a fazer parte do clero.
Esse Sacramento imprime caráter, e o diácono torna-se diácono por toda a eternidade. Não há como retroceder, não existe volta atrás.
O diácono transitório recebe o Sacramento da Ordem para depois receber o segundo grau do sacramento que o tornará presbítero, ou padre, conforme costumamos dizer.
Já o diácono permanente não ascende ao grau superior. Fica diácono permanentemente. (JSG)
Deixe seu comentário