Santuário de Aparecida comemora 39 anos como Basílica Menor
São Paulo – Aparecida (Quinta-feira, 04-07-2019, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Aparecida completa nesta quinta-feira, 04 de julho, 39 anos como Basílica Menor. O título foi dado pelo Papa São João Paulo II durante sua visita ao templo.
Na ocasião, ano de 1980, o Pontífice esteve em Aparecida na Casa da Padroeira do Brasil, onde pode sagrar o maior templo mariano do mundo, que acolhia pela primeira vez a visita de um Papa.
A Missa campal foi celebrada na área norte do Santuário Nacional, hoje conhecida como esplanada São João Paulo II, contando com a participação de 300 mil fiéis. Ao final da celebração, o Santo Padre abençoou os devotos presentes com a imagem original de Nossa Senhora Aparecida e, para surpresa de todos, concedeu à nova igreja o título de Basílica Menor.
O Padre Agostinho Frasson, Missionário Redentorista que participou da celebração com o Papa, recordou ao Portal A12 como foi o momento em que o Pontífice ingressou ao templo e rezou as orações próprias para o rito de dedicação do Altar.
“Foi impressionante a entrada do Papa com a comitiva de sacerdotes e cerimoniários que o ajudaram. Havia também quatorze seminaristas que iriam cantar um dos Salmos que estavam programados na celebração. Quando ele subiu os degraus do presbitério e bateu o báculo no chão, olhou pra mim. A emoção naquele momento de sagração foi muito pessoal”, contou o religioso.
O título honorífico de Basílica menor concedido por São João Paulo II ao templo de Aparecida é ofertado aos templos considerados importantes por diversos motivos, tais como a veneração que lhe devotam os cristãos, a transcendência histórica e a beleza artística de sua arquitetura. (EPC)
Deixe seu comentário