Dia dos Avós: seis fatos sobre Sant’Ana e São Joaquim
Redação (Sexta-feira, 26-07-2019, Gaudium Press) É sempre bom conhecer algo mais sobre os Santos.
No dia em que a Igreja celebra a festa dos de Santos Joaquim e Sant’Ana, 26 de julho, vale a pena relembrarmos alguns fatos que servem para traçar algo mais do perfil dos pais de Nossa Senhora e avós de Jesus.
1. Os nomes de Joaquim e Ana aparecem nos evangelhos apócrifos
Segundo indica a Enciclopédia Católica, a menção a São Joaquim e Sant’Ana como os pais de Nossa Senhora, aparece nos evangelhos apócrifos: “evangelho de São Tiago”, o “evangelho da Natividade da Santíssima Virgem” e no “Livro da natividade da Santa Virgem Maria e a infância do Salvador”.
2. Por 40 dias São Joaquim retirou-se no deserto para rezar e pedir a graça de ser pai
O evangelho apócrifo de São Tiago narra que um dia o Sumo Sacerdote do Templo de Jerusalém não quis aceitar a oferta que São Joaquim levava porque ele era de idade avançada e não tinha filhos.
O Santo ficou entristecido e decidiu retirar-se para o deserto> Por 40 dias ele lá esteve rezando a Deus, jejuando e fazendo penitência por causa de seus e implorando ao Senhor que lhe fosse concedida a bênção de ser pai.
3. Um anjo anunciou a Sant’Ana que ela ficaria grávida
Segundo narra a tradição, depois que seu esposo Joaquim partiu para o deserto, Sant’Ana entristeceu-se e, ao mesmo tempo passou a rezar, jejuar e fazer penitências, unindo-se espiritualmente aos atos de piedade que ele que ele praticava longe dos homens e somente voltado para Deus.
Sant’Ana também pedia fervorosamente a Deus para que lhe fosse concedida a graça de ter um filho, já que, por causa de sua esterilidade, sofria injustamente, muitas humilhações.
A resposta a suas preces não tardou. Um anjo lhe apareceu e dizendo:
“Ana, o Senhor escutou tua oração: conceberás e darás a luz a uma filha santíssima, diante de cuja presença todos se ajoelharão e bendirão porque trará a salvação ao mundo; seu nome será Maria”.
São Joaquim também recebeu a visita do anjo no deserto e voltou para casa.
4. Consagraram sua única filha ao Senhor
A tradição também assinala que, três anos após o nascimento da Virgem Maria e depois do período de amamentação, São Joaquim e Sant’Ana levaram a menina ao templo para consagrá-la ao Senhor.
5. Joaquim e Ana ensinaram Maria a ouvir e fazer a vontade de Deus
A Santíssima Virgem Maria “cresceu, (junto de Ana e Joaquim) acompanhada pelo seu amor e pela sua fé; na casa deles, aprendeu a escutar o Senhor e seguir a sua vontade”.
“São Joaquim e Sant’Ana fazem parte de uma longa corrente que transmitiu a fé e o amor a Deus, no calor da família, até Maria, que acolheu em seu seio o Filho de Deus e o ofereceu ao mundo, ofereceu-o a nós.
Vemos aqui o valor precioso da família como lugar privilegiado para transmitir a fé!”, expressou recentemente o Papa.
6. Iam passear com Jesus no Monte Carmelo
Uma antiga tradição da Igreja Católica indica que o Menino Jesus ia com frequência ao Monte Carmelo (Israel) para rezar e passear junto com seus pais, São José e Nossa Senhora, e seus avós, São Joaquim e Sant’Ana.
…
Não se pode dizer que sejam pequenos fatos, eles são simples. Narrados tradicionalmente, eles percorrem o mundo e edificam muitos corações. Eles trazem alento e encorajam a ter devoção a este insigne casal que trouxe Maria ao mundo. (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com informações ACI Digital)
Deixe seu comentário