Gaudium news > Concluído na Índia diálogo entre a Congregação para a Doutrina da Fé e bispos e teólogos indianos

Concluído na Índia diálogo entre a Congregação para a Doutrina da Fé e bispos e teólogos indianos

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 24-01-2011, Gaudium Press) Terminou neste sábado, em Bangalore, na Índia, uma serie de diálogos entre representantes da Congregação para a Doutrina da Fé e bispos e teólogos indianos, informou hoje o Vaticano. As conversas tiveram início no dia 16 e envolveram, do lado indiano, representantes religiosos de diversos ritos. O colóquio teológicodo Vaticano com a Índia começou em 1996, e a rodada atual focou questões-chave da teologia e da precisão da Doutrina Católica.

william levada.jpg
Cardeal William Levada foi um dos religiosos que participaram da reunião do lado do Vaticano

Essas conversas entre as delegações vaticana e indiana foram divididas em duas partes. A primeira foi destinada a aspectos teológicos no contexto indiano, como: o papel específico do teólogo na Igreja; a metodologia teológica no Oriente e no Ocidente,;inculturação; Jesus Cristo como o único Salvador de todas as pessoas; a relação entre a Igreja de Cristo e as outras religiões; o conceito cristão da autêntica liberação humana; e o papel da comunidade de fé e a clareza da fé cristã e da espiritualidade. Teólogos discutiram também o documento de 1997 da Congregação para a Doutrina da Fé “Regulações para Exame Doutrinal”.

A segunda parte dedicou-se ao papel e responsabilidade específicos dos bispos, entre a delegação vaticana e os bispos indianos. Nesta etapa, foram discutidas questões,como o bispo como o professor da fé; o funcionamento da Comissão Doutrinal da Conferência Episcopal; a formação de futuros padres e membros de congregações religiosas; e a correta aplicação dos delitos canônicos mais sérios.

Nas conversas em Bangalore participaram, do lado do Vaticano: cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, com seu secretário, arcebispo Luis Ladaria; Dom Charles Scicluna, promotor de Justiça; além de outros três oficiais do dicastério; do lado indiano, participaram 28 membros da conferência episcopal da Índia, representantes de rituais “sui iuris” de Igrejas na Índia, como a Conferência dos bispos católicos de rito latino (CCBI) e a Igreja Siro-Malancar, 26 teólogos de diversas partes da Índia e o núncio apostólico no país, arcebispo Salvatore Pennacchio.

Por conta de sua presença na Índia, o cardeal Levada apresentou hoje uma edição especial do livro “Luz do Mundo”, do Papa Bento XVI, através de uma casa editora asiática sediada justamente em Bangalore.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas