Gaudium news > Vaticano apresenta balanço sobre o Ano Paulino

Vaticano apresenta balanço sobre o Ano Paulino

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 18-02-2011, Gaudium Press) A Igreja Católica viveu no período de 28 de junho de 2008 a 29 de junho de 2009 o Ano Paulino. Durante o período dedicado ao Apóstolo Paulo, os católicos vivenciaram algumas mudanças, como, por exemplo, a duplicação de batismos na China, o aumento de crianças que receberam o nome “Paulo”, uma significativa melhora nas relações ecumênicas, além de peregrinações vindas do mundo todo ao túmulo de São Paulo.

Segundo o Cardeal Andrea Cordero Lanza di Montezemolo, arcipreste emérito da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, “os benefícios espirituais do Ano Paulino foram tão importantes que somente saberemos quais serão seus frutos num futuro não muito longo”.

Esta semana, a Sala de Imprensa do Vaticano apresentou o balanço oficial do Ano Paulino. Também foi divulgado o livro “L’Anno Paolino”, escrito pelo jornalista Graziano Motta. O arcipreste da Basílica de São Paulo Fora dos Muros participou da coletiva de imprensa e afirmou que “foi um ano cheio de graças alcançadas”, no qual “todas as previsões foram superadas”.

Segundo o Cardeal Montezemolo, “houve muitas iniciativas, como a restauração de parte da Basílica, a criação de novas áreas de serviço para facilitar as peregrinações; foi criado um espaço para que o sacramento da Penitência seja ministrado. Porém o que mais chamou a nossa atenção, foi a quantidade de fiéis que visitaram pela primeira vez o sarcófago do Apóstolo Paulo”.

view?id=49881&size=2
Livro traz documentação completa sobre o período jubilar

“L’Anno Paolino”

O livro oferece uma documentação completa do que aconteceu durante o Ano Paulino. O trabalho é um testemunho valioso das implicações do momento vivido pela Igreja, que não envolveu apenas a Basílica papal de São Paulo Fora dos Muros, mas também dioceses de todo o mundo, que foram mobilizadas com zelo e fervor para comemorar o Apóstolo dos Gentios.

Em particular, o autor dedica atenção especial a todos os eventos ecumênicos e às celebrações, conferências, palestras, shows, reunindo o mundo católico em torno da figura do Apóstolo Paulo, além de fazer menção especial ao Papa Bento XVI, que, “através de suas pregações, enriqueceu este evento excepcional”, afirma o autor.

O prefácio do livro foi escrito pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, e é dirigido a toda comunidade cristã para que, através destas iniciativas, possa encontrar-se unida em torno do patrimônio comum da fé e das tradições da Igreja Católica.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas