Gaudium news > Santos Francisco e Jacinta serão centro da Pastoral Missionária em Fátima

Santos Francisco e Jacinta serão centro da Pastoral Missionária em Fátima

Fátima – Portugal (Quarta-feira, 26-09-2018, Gaudium Press) A Escola do Santuário de Fátima, desenvolvida pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, recém-criado, vai realizar no terceiro fim de semana de outubro- a 20 e 21- a primeira de três Oficinas Pastorais, desta feita sobre `Infância Missionária´. É o que informa o Boletim Oficial do Santuário de Fátima.

Santos Francisco e Jacinta serão centro da Pastoral Missionária em Fátima.jpg

Esta primeira experiência de oficina será centrada na vida dos santos Francisco e Jacinta Marto, como padroeiros da infância missionária, e destina-se a agentes que trabalham esta temática, particularmente religiosos e missionários.

“O que se vai propor é um itinerário, ao longo do fim de semana- manhã e tarde de sábado e manhã de domingo- promovendo uma abordagem progressiva em torno da vida dos pastorinhos, procurando perceber como é que eles viveram esta dimensão missionária da Igreja”, afirma o Pe. José Nuno Silva, diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.

De acordo com o programa, em cada um dos períodos desta oficina haverá uma proposta de leitura da vida de Francisco e Jacinta. Vida que se tornou num modelo de santidade para o mundo.
Depois desta leitura, proposta pela equipa da Escola do Santuário de Fátima, haverá trabalhos de grupo onde se pretende aprofundar a dimensão missionária da vida dos Pastorinhos que se transformaram em verdadeiros patronos da `Infância Missionária´.

“Em Portugal já o são (patronos da Infância Missionária) e sei que há o desejo, e até algumas diligências, no sentido de poderem vir a ser declarados patronos da `Infância Missionária´ para a Igreja Universal” afirma ainda o responsável pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.

Até ao final do próximo ano pastoral serão desenvolvidas mais duas oficinas: em fevereiro com catequistas e em julho, com dinamizadores e animadores de peregrinações.

“Quer sejam oficinas pastorais quer sejam cursos a dimensão da vivência espiritual destas atividades é uma grande preocupação. Em todas elas a vivência espiritual será forte: haverá momentos de oração e de celebração marcantes em todas, numa perspectiva mistagógica”, acrescenta ainda o responsável pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.

O modelo de santidade dos Pastorinhos e o desejo de Céu

“Este ano as nossas propostas da Escola do Santuário estarão muito centradas nos Pastorinhos. Todos os terceiros fins de semana de cada mês, excepto agosto, haverá iniciativas. Destas propostas uma é um curso, no próximo mês de novembro (17 e 18) sobre a visão da eternidade na mensagem de Fátima intitulado: “E eu vou para o céu? ” , sublinha ainda o Pe. José Nuno Silva.

“A mensagem de Fátima está muito associada à visão do inferno, que acontece na aparição de julho, e há todo um imaginário sobre Fátima à volta desta questão. Mas mais profundo na Mensagem é a vivência dos Pastorinhos”, esclarece.

“Se é certo que eles ficam muito marcados por esta visão do inferno, que suscita neles um grande amor e grande preocupação pela oferta de si mesmos para que ninguém vá para o inferno, a verdade é que o que estava aqui patente era um grande desejo de Céu”, adianta ainda o sacerdote.

“Nós queremos aprofundar este desejo de Céu, que nos parece um tema que importa aos homens, nossos contemporâneos: o desejo de céu, a consciência de que somos destinatários de um convite e de um chamamento à eternidade. Importa descerrar o horizonte da vida do homem e pensar o além morte, abrindo a consciência à ideia de salvação e de que estamos salvos”, frisa o Pe. José Nuno Silva. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas