Gaudium news > Eutanásia: Matar é mais fácil e barato do que cuidar da vida…

Eutanásia: Matar é mais fácil e barato do que cuidar da vida…

Guarda – Portugal (Terça-feira, 29-05-2018, Gaudium Press) Os deputados na Assembleia da República de Portugal analisam e discutem hoje, 29 de maio, quatro projetos de lei sobre a despenalização da eutanásia.

Eutanásia-Matar é mais fácil e barato do que cuidar da vida .jpg

Foi a este propósito que Manuel Felício, Bispo da Guarda, pediu hoje “bom senso” aos deputados que se preparam para esse debater e votação:
“Não se esqueça de que estamos perante uma questão de transcendente importância, que não foi colocada ao eleitorado (por ocasião das eleições) pelo atual quadro parlamentar”, escreve D. Manuel Felício em nota distribuída à imprensa.

Matar é mais Fácil e Barato

O bispo da Guarda realça que os cuidados continuados ou paliativos servem para “libertar a pessoa do sofrimento quanto possível, sobretudo em situações extremas”.

“Concordamos, diz Dom Manuel Felício no site da Diocese da Guarda, “que é mais fácil e mais barato dar a morte do que cuidar da vida, nestes casos”.

Para o Bispo, “é legítimo exigir bom senso” porque aqui está em causa “o respeito pela vida”.

Legislar sobre a Eutanásia é legítimo?

À pergunta se “será um ato legítimo de representação parlamentar legislar sobre a eutanásia?”, o Prelado responde: “A democracia e os regimes democráticos existem e são bem-vindos para promover o bem de todas as pessoas e de cada uma delas na sua integralidade; nunca para o contrário”.

É “legítimo dar a morte a quem a pede”?

Dom Manuel responde também a uma outra pergunta: é “legítimo dar a morte a quem a pede”?

“Aparentemente é um ato de liberdade pedir a morte como também é respeito pela liberdade satisfazer esse pedido. A realidade, porém, é outra”, diz o Bispo da Guarda, “respeitar a liberdade, antes que dar a morte”, é dar as condições de vida que faltam a quem pede que antecipem a morte. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas