Gaudium news > “Sem a Eucaristia não há Igreja, sem Eucaristia não há nada”, ressalta o Cardeal Cipriani

“Sem a Eucaristia não há Igreja, sem Eucaristia não há nada”, ressalta o Cardeal Cipriani

Lima – Peru (Quarta-feira, 24-10-2018, Gaudium Press) No último domingo, 21, o Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani celebrou uma Santa Missa na Catedral local, na qual destacou os ensinamentos da Igreja Católica sobre a importância e valor da Eucaristia.

Sem a Eucaristia não há Igreja, sem Eucaristia não há nada, ressalta o Cardeal Cipriani 1.jpg

“Gostaria que nos dessemos conta do infinito valor da Eucaristia e como sem a Eucaristia não há Igreja, sem Eucaristia não há nada, porque a vontade da Trindade, a Providência Divina, estabeleceu que o Filho de Deus se encarnasse, morresse na Cruz e ressuscitasse para estabelecer uma nova aliança”, afirmou.

Recordando os sacrifícios realizados na antiguidade pelos judeus, que ofereciam cordeiros a Deus, o purpurado explicou que com a nova aliança o cordeiro é Cristo, que na Eucaristia adianta sua morte na Cruz.

“Ele é o cordeiro de Deus. O mesmo Jesus. O Senhor se dá conta de que a decisão de seu Pai é que ele será o cordeiro que vai se sacrificar já não em uma ceia judia, pois há algo novo. Em que momento o cordeiro, Jesus Cristo morrerá? Na Cruz; morre, se oferece por nossos pecados. E ocorreu na última Ceia onde está anunciando que seu corpo será alimento, a Eucaristia”.

Sem a Eucaristia não há Igreja, sem Eucaristia não há nada, ressalta o Cardeal Cipriani 2.jpg

O Cardeal também disse que durante a Missa, se atualiza a Última Ceia e o sacerdote é o mesmo Cristo. “Quando celebramos a Santa Missa, o cordeiro é o sacerdote que em nome, ‘in Persona Christi’, não recorda, renova e atualiza o mesmo sacrifício de Cristo na Cruz. Isto é meu corpo, lhe empresto minha voz para que Jesus Cristo o mesmo Cristo, volte, repita, renove essa promessa, este é meu corpo, meu alimento, mas, como será isto, há última Ceia sem calvário? Não. A última ceia e o calvário são uma unidade”.

Aproveitando a oportunidade, o Primaz do Peru exortou os fiéis a realizarem um exame de consciência sobre como anda o nosso amor e devoção à Eucaristia. “Devemos nos perguntar como vai nossa devoção a Santa Missa, a Eucaristia. Quantas vezes medito esse mistério da Cruz como um lugar de amor? Quando vou pregar? Quando saio para ensinar minha Fé lhes digo a verdade, lhes ensino a Cristo morto na Cruz, lhes ensino a Cristo alimento na Eucaristia, reconciliador na Confissão, lhes digo que esse Cristo me adota e me diz vem eu te faço entrar na casa do meu Pai, vida eterna, ressurreição, batismo, lhes ensino a verdade?”.

Sem a Eucaristia não há Igreja, sem Eucaristia não há nada, ressalta o Cardeal Cipriani 3.jpg

Nossa Senhora também foi lembrada durante a homilia do Cardeal, que destacou que ela está presente em cada momento de nossas vidas da mesma forma que foi junto ao seu Filho: discreta e guardando tudo o que passava em seu coração. “E nossa Mãe, onde está? Na Última Ceia não aparece e resulta difícil que a mãe não esteja em um momento tão importante da vida de seu filho, estaria como sempre discreta, sua tarefa era trazer ao redentor, não era fazer ela a ação de Deus, era co-redentora. Eu trouxe o redentor, eu eduquei ao redentor junto a São José, nós acompanhamos ao Deus e homem verdadeiro e Maria na Santa Missa está presente, e Maria ao pé da Cruz está nesse momento que brota de seu costado a água, os sacramentos e o sal, nesse momento de dor e humilhação, aí está Maria”.

Concluindo sua homilia, o Cardeal Cipriani incentivou os fiéis a amarem a Santa Missa e ao Senhor na Eucaristia. “Contemplemos a Cruz com paz, não é um golpe que te derruba, mas uma força que te levanta, o amor de Jesus, Senhor aumenta-nos a Fé como diz esta passagem do Evangelho, eu não vim para ser servido, vim para servir, para ser escravo de todos. Façamos essa promessa: ‘Senhor eu vim para servir-te e servir aos meus irmãos”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas