Gaudium news > Portugal é um dos países mais fervorosos da Europa

Portugal é um dos países mais fervorosos da Europa

Portugal – Lisboa (Segunda-feira, 05-11-2018, Gaudium Press) Um recente estudo realizado na Europa pela ‘Pew Research Center’, concluiu que Portugal é um dos países onde mais se tem Fé em Deus e onde a religião tem um papel importante na identidade da nação e de seus habitantes.

Portugal é um dos países europeus com mais Fé em Deus e onde mais se reza.jpg

De acordo com o estudo, mais de 83% dos portugueses creem em Deus. Além disso, 37% dos entrevistados portugueses disseram rezar diariamente.

Realizado entre junho de 2015 e agosto de 2017, o levantamento ocorreu em 34 países da Europa Ocidental, Central e Oriental, com entrevistas presenciais ou por telefone feitas a cerca de 1400 pessoas de cada nação.

Segundo a conclusão do estudo, alguns dados apontaram que em certas questões Portugal aparece como uma exceção entre os países da Europa Ocidental, assemelhando-se mais a países da Europa Central ou Oriental.

A pesquisa ainda aponta que Portugal é o único país da Europa Ocidental onde mais de três a cada dez pessoas dizem ter certeza da existência de Deus. Dessa forma, o país se aproxima mais de países centrais ou do leste, esta porcentagem dos que acreditam de forma “absoluta” na existência de Deus se mostra maior do que entre os portugueses.

Outro dado importante que a pesquisa apresenta é em relação às pessoas que consideram a religião um “componente importante da sua identidade nacional”, representando 62% dos entrevistados portugueses, o que coloca Portugal em nono lugar entre os 34 países pesquisados.

Também foi analisada a importância da religião na vida pessoal dos entrevistados. Neste quesito, 36% dos portugueses pesquisados assumiram que a religião é “muito importante em suas vidas”.

Portugal se destaca também como o país da Europa Ocidental onde mais se reza diariamente, 37% dos pesquisados declararam “rezar todos os dias”, um número bem acima de países como a Espanha com 23%, a Itália com 21% ou a França com 11%. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas