“Halloween” versus “Holywin”: ganha a santidade
Zagreb – Croácia (Terça-feira, 30-10-2018, Gaudium Press) “Holywin: ganha a santidade” este é o nome da iniciativa que há já algum tempo, a cada novo ano, o Setor do Ministério da Juventude da Conferência dos Bispos da Croácia propôs para ser apresentada na véspera de Todos os Santos.
A iniciativa dos Bispos tem como objetivo recordar aos jovens o sentido da solenidade e da santidade cristã, bem como a oração pelos mortos e com isso ir de encontro contra a promovida tendência atual de induzi-los a celebrar “Halloween”. Dai vem o título da iniciativa católica que é um jogo de palavras, profundamente sério: “Holywin” (Victoria Santa).
Neste ano, a inciativa expandiu-se: 18 cidades croatas estarão participado do evento. Entre elas se inclui: Zagreb, Split, Rijeka, Sisak.
Na capital haverá uma representação de teatro que narra a vida do Santo Padre Pio, enquanto em alguns distritos da capital Zagreb haverá um programa educativo e recreativo.
Chamada à Santidade
O convite elaborado pelo setor do Ministério da diocese de Varadzin afirma que “hoje a Croacia necessita novos santos, todos estamos chamados à santidade e especialmente o convite é aos jovens”.
Portanto, a esperança para os jovens é, diz o convite, “ser perseverantes nza Fé, pacientes, humildes, testemunhas de Jesus Cristo”.
Outras cidades, outras atividades
Em Rijeka, porém, a vigília de Todos os Santos concluirá com uma confraternização, um ágape fraterno. Em Split, a celebração começa às 21 horas com várias canções sendo executadas.
Aa cidade de Kistanje apresentará para seus jovens um filme sobre Santa Maria Goretti e, na ilha de Krk, serão rememoradas palavras do Papa. (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com informações AICA)





Deixe seu comentário