BÃblia latina mais antiga do mundo será exposta na Biblioteca Britânica
Inglaterra – Londres (Quinta-feira, 14-06-2018, Gaudium Press) Por ocasião do histórico retorno do ‘Codex Amiatinus’, a mais antiga Bíblia em latim, à Inglaterra, a Biblioteca Britânica está preparando uma exposição com a cópia desse importante manuscrito.
A peça foi elaborada na Inglaterra e enviada à Roma como um presente do Papa há 1300 anos. A Biblioteca Britânica descreveu a viagem realizada pelo Abade Ceolfrith em sua peregrinação final até Roma portando o notável tesouro.
O ‘Codex Amiatinus’ é uma das três cópias das Sagradas Escrituras realizadas pelo Mosteiro de Wearmouth e Jarrow, um dos mais importantes centros intelectuais da Europa do siglo VIII. As outras duas cópias foram enviadas para os mosteiros locais.
De acordo com relatos da época, o Abade saiu de seu mosteiro no dia 04 de junho, chegando a um mosteiro no qual se identificou com o atual Yorkside a partir de onde embarcou para o continente através do rio Humber no dia 04 de julho. A travessia através do rio e do mar chegaria ao seu final no dia 12 de agosto, quando o Abade chegou a terras francesas, sendo recebido com honras pelo rei Chilperico de Neustra. O religioso avançou através da França para chegar no dia 25 de setembro à cidade de Langres onde, gravemente enfermo, faleceu no dia 29 de setembro sem ter visto o final da travessia até Roma. Um grupo de monges continuou a viagem e levou ao Pontífice a cópia da Sagrada Bíblia, que entregou aos religiosos uma carta agradecendo o presente.
O ‘Codex Amiatinus’ é conservado atualmente na Biblioteca Laurenciana de Florença, Itália, que emprestou à Biblioteca Britânica para a exibição que ocorrerá entre os dias 19 de outubro de 2018 a 19 de fevereiro de 2019. (EPC)





Deixe seu comentário