Gaudium news > Basílica italiana de Nossa Senhora Auxiliadora acolhe mostra de presépios

Basílica italiana de Nossa Senhora Auxiliadora acolhe mostra de presépios

Itália – Turim (Quarta-feira, 07-11-2018, Gaudium Press) Faltando apenas algumas semanas para o Natal, a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora em Turim, casa da Família Salesiana, prepara uma especial mostra de presépios. Trata-se da 19ª edição de uma iniciativa que convida a preparar o coração para um dos momentos mais importantes da vida de cada cristão: o nascimento do Menino Jesus.

Basílica italiana de Nossa Senhora Auxiliadora acolhe mostra de presépios.png

A mostra, que será inaugurada no dia 08 de dezembro, na solenidade da Imaculada Conceição, ocorrerá na Cripta da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, Museu Mariano Salesiano, conhecido também como ‘O Centro Salesiano de Documentação História e Popular Mariana’ (CSDM). Caracterizando-se pelo “trabalho coletivo, clima de família e alegria”, como sublinha uma nota de imprensa da Basílica mariana.

Nela participam artesãos e se refletem diversos costumes ligados com a celebração natalina em torno da natividade de Jesus manifestas em todo o mundo.

“O espírito que distingue esta iniciativa em Valdocco é o de envolver um grande número de entusiastas por criar e dar vida a um presépio composto de experiências de diversas pessoas que ano a ano contribuem para a realização da mostra”, segue a nota.

A exibição, que no ano passado registrou por volta de 11 mil visitas, conta com outros 200 presépios em seu arquivo, todos muito variados em tamanho, materiais -tradicionais ou modernos-, estáticos ou com movimento, mas todos únicos. Estes 200 presépios fazem parte do Centro Salesiano de Documentação Histórica e Popular Mariano.

“Aqui está recolhido, catalogado e oferecido para os visitantes e investigadores tudo aquilo que pode documentar a história e a devoção que o povo cristão nutriu sobre a Mãe de Deus”, acrescenta a Basílica.

Para a 19ª edição da mostra deste ano de 2018, se contará com a presença de expositores convidados que trabalham com a madeira, procedentes da pequena localidade piemontesa de Venaus, que doou à Basílica um belo presépio.

Adicionalmente, haverá um stand especial para as crianças, onde poderão elaborar presépios com papel.

A mostra, que poderá ser visitada até o dia 06 de janeiro de 2019, festa da Epifania, foi idealizada por Dom Morra, salesiano, que dirigiu a exposição por vários anos até que foi acolhida por outro salesiano, Dom Alberto Guglielmi, que por então, como novidade, a dividiu por zonas geográficas: África, Ásia, América e Europa.

A tradição continua hoje com o apoio de Renzo Bailo, responsável dos voluntários da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, que criou várias colaborações que mudam a cada ano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas