Mártires da Argélia serão beatificados em dezembro
Argélia – Argel (Segunda-feira, 26-11-2018, Gaudium Press) No próximo dia 08 de dezembro, sete monges trapistas, assassinados por fundamentalistas islâmicos no ano de 1996, serão beatificados junto com outros 12 mártires assassinados na Argélia no final do século XX.
Esses religiosos são “um exemplo de amor puro e desinteressado”, disse o Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Becciu, que espera que com esta celebração “toda a comunidade cristã se sinta fortalecida e que os fiéis aprendam com estes mártires a terem a capacidade de ser luz para aqueles que os rodeiam”.
“A santidade é o fruto de um caminho, é a consequência de todo o viver, sendo fiel à missão de Deus. O projeto fundamental para cada um de nós é ser amor… amar a Deus e amar os irmãos. Por isso é preciso viver com um coração puro, com um coração dom para os outros. Desta forma se constrói a santidade, mesmo sem perceber”, afirmou o purpurado.
No último dia 19 de novembro foi lançado no Vaticano um livro intitulado ‘Simplesmente cristãos. A vida e a mensagem dos beatos mártires de Tibhirine’, publicado pela Livraria Editora Vaticana. A obra foi escrita pelo postulador da causa de canonização dos mártires da Argélia, Padre Thomas Georgeon, junto ao diretor do departamento de comunicação da Ordem Equestre do Santo Sepulcro, François Vayne, que conheceu os monges na sua adolescência.
Vayne ressaltou que a vida dos futuros beatos estava irrigada pela oração, “que dava força ao serviço, à acolhida, à escuta”. Além disso, durante os anos da guerra civil na Argélia, “o sangue cristão e o sangue muçulmano se misturaram, fazendo a nossa fraternidade crescer”. Nesse sentido, assegurou que os sete monges trapistas dão uma mensagem de esperança e paz, não só para a Argélia, mas para o mundo inteiro.
Os futuros beatos são os monges Christian de Chergé, Luc Dochier, Christophe Lebreton, Michel Fleury, Bruno Lemarchand, Célestin Ringeard e Paul Favre-Miville e a cerimônia de beatificação ocorrerá no Santuário de Notre-Dame de Santa Cruz em Oran (Argélia). (EPC)





Deixe seu comentário