Gaudium news > Catedral de Milão revive seu esplendor com nova iluminação

Catedral de Milão revive seu esplendor com nova iluminação

Itália – Milão (Sexta-feira, 21-12-2018, Gaudium Press) A Catedral de Milão -Duomo di Milano-, símbolo da Itália e do mundo, está com uma nova aparência por estes dias. Isto graças à moderna iluminação exterior, que foi inaugurada ao cair da noite da última quinta-feira, 20 de dezembro.

Catedral de Milão revive seu esplendor com nova iluminação 1.jpg

Com a nova iluminação externa da parte alta da ‘Duomo’, se completa o projeto de iluminação iniciado anos atrás, e que teve como datas importantes o 1º de maio de 2015 com a iluminação interior do monumento e da ‘Madonnina’, assim como a fachada e as janelas terminadas por ocasião do Natal do ano de 2016.

A iluminação externa é uma das maiores obras desta iniciativa, que contou com o trabalho da Venerada Fábrica da ‘Duomo’, que adquiriu os novos acessórios de iluminação para a planta com tecnologia LED, com um investimento de um milhão de euros.

“Uma nova iluminação exterior para a Catedral de Milão é o presente que a Venerada Fábrica escolheu dar aos milaneses e aos milhões de turistas que vem à cidade anualmente para visitar o Monumento por ocasião do Natal. O projeto requiriu um notável esforço de recursos da entidade, mas estamos seguros de que será apreciado e contribuirá para restituir a beleza e luminosidade de toda a praça”, assinalou Fedele Confalonieri, Presidente da Venerada Fábrica da ‘Duomo’, durante a apresentação do projeto ocorrida no dia 13 de dezembro.

Catedral de Milão revive seu esplendor com nova iluminação 2.jpg

Confalonieri disse, igualmente que “desde o dia 20 de dezembro, também a parte alta do Monumento e suas inconfundíveis agulhas, símbolo de nossa arrecadação de fundos, não estarão mais na sombra: junto com a Madonnina, brilharão na noite milanesa”.

Por sua vez, Dom Gianantonio Borgonovo, Arcipreste da Catedral de Milão, manifestou que a nova iluminação exterior, “expressará de um modo mais impressionante o sentido da liturgia do Natal: queremos ser para nossa cidade o coração que palpita e a luz radiante que testemunha a presença de Deus conosco no Senhor Jesus”.

Marco Granelli, Conselheiro para o Meio Ambiente do Município, destacou que a tecnologia utilizada para a nova iluminação exterior possui um menor impacto ambiental: “Estamos felizes de que a Catedral esteja debaixo de uma nova luz. Um bonito presente para a cidade. Este é um projeto inovador com um impacto ambiental significativamente menor”.

O projeto do novo sistema de iluminação exterior da ‘Duomo’, que compõem todo seu perímetro, os tetos e as agulhas, compreenderam a substituição de 378 acessórios instalados anteriormente, por 574 projetores LED. Deles, 368 foram atribuídos aos terraços e 206 foram distribuídos nos polos e edifícios circundantes. Luzes que devolvem à Catedral sua magnificência convertendo-a no coração palpitante da cidade de Milão.

Catedral de Milão revive seu esplendor com nova iluminação 3.jpg

Para celebrar a nova iluminação, a Catedral de Milão acolheu às 19h30 da quinta-feira, 20 de dezembro, o tradicional concerto de Natal oferecido pela Venerada Fábrica e o Município de Milão, que contou com a apresentação musical de ‘LaBarocca’ dirigida pelo maestro Ruben Jais, que interpretou várias partituras do Sagrado Oratório ‘Messiah’ baseado no texto de Charles Jennes, obra mestra única composta por Georg Friedrich Handel. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas