Páscoa: Diocese de Hong Kong terá 2800 Batismos
China – Hong Kong (Terça-feira, 09-04-2019, Gaudium Press) A Diocese de Hong Kong receberá mais de 2.800 novos cristãos, que receberão o sacramento do Batismo por ocasião da Festa da Páscoa.
Os catecúmenos foram apresentados nos últimos três domingos da Quaresma, durante cerimônias nas quais o Bispo local pode comprovar o caminho de Fé percorrido por cada um deles.
A primeira cerimônia ocorreu no dia 24 de março, na igreja de São Francisco de Assis, em Shek Kip Mei. Na ocasião, um total de 1.720 pessoas, provenientes das paróquias da ilha de Hong Kong, se apresentaram com seus padrinhos e catequistas diante do administrador apostólico de Hong Kong, o Cardeal John Tong Hon. A cerimônia foi concelebrada pelo Cardeal Joseph Zen Ze-kiun, Bispo da Diocese até o ano 2009.
No dia 31 de março, foi celebrada uma segunda cerimônia, desta vez com os catecúmenos das paróquias dos Novos Territórios. A mesma ocorreu na igreja de São Bento, em Shatin. Por fim, no dia 07 de abril, os futuros cristãos das paróquias de Kowloon participaram de cerimônia celebrada em Shek Kip Mei, na Paróquia de Santo André (Hang Hau).
Para o superior regional do Instituto Pontifício de Missões no Exterior (PIME), Padre Giorgio Pasini, estas cerimônias são “momentos realmente sentidos”. Segundo o sacerdote, “os catecúmenos são numerosos e já são muito ativos na vida da comunidade. Este ano, o grande número de Batismos infundirá maior vitalidade à Igreja local”.
Os catecúmenos serão batizados após um período de um ano e meio de preparação, em alguns casos até dois anos. Segundo o Padre Pasini, “é raro que os novos cristãos provenham de uma experiência de Fé ligada ao budismo. Habitualmente são pessoas que no passado não pertenciam a nenhuma religião e que quiçá respeitavam o tradicional culto dos antepassados. No entanto, nestas práticas não encontraram um significado para sua vida. A partir daí começa uma busca pessoal que os leva a encontrar [este sentido] na Fé católica e na mensagem cristã”.
De acordo com o superior geral do PIME, os catecúmenos fazem parte de todos os setores da sociedade “muitos são profissionais dotados de uma grande preparação cultural. Em geral, quem os introduz na Igreja são amigos ou familiares, mas também pode acontecer que se aproximem através de informações reunidas na Internet”. (EPC)





Deixe seu comentário