“Que o Menino Jesus nos ensine a amar”, exorta o Cardeal Cipriani
Peru – Lima (Quarta-feira, 26-12-2018, Gaudium Press) O Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, presidiu a tradicional Missa de Véspera de Natal na Catedral de Lima, no dia 24 de dezembro.
Durante sua homilia, o purpurado pediu para que o Menino Jesus abençoe o povo peruano. “Estamos muito necessitados de amor, de perdão; a estratégia do ódio é muito forte, a estratégia de maltratar uns aos outros é muito forte. Por isso, neste ambiente vem Jesus para iluminar a noite, mas mudemos, não é questão de pregar ou de passar um dia bonito; deixa que esse menino pequeno bata na tua porta: ‘Aqui estou para querer, para amar, para que sejamos livres'”.
Cardeal Cipriani também tratou sobre a falta de respeito que existe no mundo que esquece a Fé em Deus. “O mundo de hoje perdeu o temor, o respeito; e portanto muitas vezes este Menino que nasce não lhes diz nada. É um perigo grande que a falta de Fé tem feito que não tenhamos nenhum respeito na família, e é por isso que o Natal é simplesmente um pouco de brinquedos, de folia. Se não há respeito a esse Deus que se fez homem; se tudo é na clave humana: nós podemos tudo, este Deus é de outra época, o modernismo e a época de pensamento atual já não é como era antes. Irmãos! Deus é o de sempre e o homem também. Deus se fez homem e por isso, essa Fé me leva a ter esse temor: Senhor, te quero e aceito esse carinho, mas não com essa falta de respeito”.
Recordando as palavras do Santo Padre, o Primaz do Peru exortou os fiéis a meditarem sobre o grande amor que Deus nos dá através do nascimento do Menino Jesus. “O Papa dizia estas palavras: espere acordado, ande, arrisque, comunique a beleza com gestos de amor, o bom pastor que no Natal vem para dar a vida pelas ovelhas, o Menino, é Ele que mais adiante perguntará a Pedro e a todos nós o mais importante: ‘Me amas?’. E da resposta dependerá o futuro do povo de Deus, da Igreja; de tua reposta e da minha. Esta noite -disse o Papa- somos chamados a responder: Jesus, te amo. A resposta de cada um é essencial, para ti, para o país, para tua família, para teus amigos, para a sociedade, para o mundo inteiro. Por isso, vamos a Belém adorar o Menino, para que nos ensine a saber amar”. (EPC)





Deixe seu comentário