Gaudium news > Arquidiocese de Medellín prepara grande celebração para sua Padroeira: Nossa Senhora da Candelária

Arquidiocese de Medellín prepara grande celebração para sua Padroeira: Nossa Senhora da Candelária

Colômbia – Medellín (Terça-feira, 29-01-2019, Gaudium Press) Como já é tradição na Arquidiocese de Medellín, a jurisdição eclesial colombiana se prepara para celebrar Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade e da Diocese.

Dois momentos marcarão as homenagens marianas, que ocorrerão a partir das 18h30 da sexta-feira, 1º de fevereiro, véspera da Solenidade da Candelária e da festa da Apresentação do Senhor: uma Missa na Catedral Metropolitana de Medellín e a solene procissão com a imagem da Padroeira que irá até a Basílica Nossa Senhora da Candelária no Parque Berrio.

“Te esperamos nesta sexta-feira 1º de fevereiro na Catedral Metropolitana de Medellín, para que juntos vivamos com alegria a Santa Missa e a Procissão de Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade e da Arquidiocese de Medellín”, é o convite que faz a Arquidiocese a partir das redes sociais.

Arquidiocese de Medelli?n prepara grande celebrac?a?o para sua Padroeira- Nossa Senhora da Candela?ria.jpg

A celebração tem grande importância para a Diocese e para a cidade colombiana, já que desde sua fundação Medellín tem um forte vínculo com Nossa Senhora da Candelária. No dia 02 de novembro, quando foi instituída, recebeu por nome ‘Vila Nova do Vale de Aburrá de Nossa Senhora da Candelária’, o qual, no ano de 1675 com a consolidação da cidade, mudou para ‘Vila de Nossa Senhora da Candelária de Medellín’.

O que demonstra que a cidade desde suas origens se confiou à proteção de Maria na invocação da Candelária. Tanto assim que está presente inclusive no escudo de Medellín e no da Arquidiocese.

Apesar desta estreita relação, foi somente no final de 2016 que Nossa Senhora da Candelária se converteu na padroeira principal da Arquidiocese de Medellín. Para esta data, a Congregação para o Culto Divino e a Administração dos sacramentos, com aprovação do Santo Padre Francisco, nomeou Nossa Senhora, em sua invocação da Candelária, como padroeira principal da jurisdição eclesial. Até então, somente era padroeira da cidade. Antes desta disposição a padroeira da Diocese era a Virgem e Mártir Santa Bárbara.

A devoção a Nossa Senhora da Candelária é muito antiga, há marcas de seu especial fervor desde o século IV em Jerusalém. No século VI também se venerava a Maria a partir do mistério da purificação celebrando-se esta festa em Constantinopla.

Desde o final do século XIV se faz notória esta devoção em Tenerife, tempo em que se faz forte na Espanha, sendo tomada pelos marinheiros. Daí que seu fervor se estendeu na América durante a conquista e a colônia.

Em sua iconografia, Nossa Senhora da Candelária se mostra no mistério da Apresentação do Senhor, portando uma luz, mas também ao Filho de Deus, que é “luz para iluminar as nações e glória de seu povo Israel” (Lucas 2, 32). Maria também leva consigo um par de pombas como oferenda.

De acordo com a história, a imagem de Nossa Senhora da Candelária que atualmente se venera em sua Basílica em Medellín foi obséquio da rainha regente da Espanha, Mariana de Áustria por seu filho Carlos II. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas