Estados Unidos: De canoa, sacerdote percorre comunidade convidando fiéis à Santa Missa
Estados Unidos – Louisiana (Segunda-feira, 01-04-2019, Gaudium Press) Um sacerdote procedente da Austrália, que serve a Igreja em Louisiana, Estados Unidos, encontrou uma maneira nova de atrair fiéis à Eucaristia em sua comunidade, estreitamente relacionada com canais e bayou (braços fluviais de fluxo lento): embarcar em uma canoa e percorrer ele mesmo as águas, fazendo soar um sino e recordando a todos o chamado de Deus.
“Dulac, retorna à Eucaristia”, anuncia um visível cartaz na canoa, enquanto o sorridente sacerdote saúda aos pescadores e afirma que lentamente o número de fiéis no templo tem aumentado. “Falamos acerca da importância dos bayous para a Fé Católica aqui”, comentou o Padre Antonio Maria Speedy a Dispatch. “É uma situação única. Tudo estava fundado nos bayous, então temos tratado de evangelizar empregando-os. Quando o Bispo me pediu para vir à Dulac, estávamos orando para descobrir como atrair pessoas à Igreja. Um amigo me emprestou a canoa, então decidi fazer a tentativa. Sabíamos que as pessoas amariam”.
A ideia foi confirmada durante a oração litúrgica em sua comunidade religiosa, os Frades Pobres. O Padre Speedy havia folheado um livro da história da paróquia em seus 50 anos de existência e havia observado a foto de umas religiosas viajando em ferry, então uma primeira inspiração de empregar a água surgiu em seu interior. Mas foi somente na oração das Vésperas que ressoou em seu coração a voz de Deus no Salmo 29: “Voz de Yahveh sobre as águas; o Deus de glória trina, é Yahveh, sobre as muitas águas!”. “Foi assim que me dei conta de que isto bem poderia ser a vontade de Deus”, relatou o sacerdote.
Os humildes meios como uma canoa emprestada são familiares para os Frades Pobres, cuja vivência estrita do voto de pobreza faz com que não usem dinheiro e que dependam da Providência de Deus. É frequente que os fiéis deem carona em seus automóveis para os frades que viajam a pé agilizando assim o seus caminhos. A própria sede da pequena comunidade local é uma casa de um andar que lhes foi alugada pelo valor simbólico de um dólar por ano. Os frades mantêm um jardim, uma pequena capela e favos de abelhas com os quais elaboram mel. (EPC)





Deixe seu comentário