A família tem papel fundamental na descoberta das vocações, diz Arcebispo filipino
Filipinas – Davao (Quarta-feira, 04-09-2019, Gaudium Press) Nesta segunda-feira, 03 de setembro, Dom Rómulo Geolina Valles, Arcebispo de Davao e presidente da Conferência Episcopal das Filipinas (CBCP), presidiu a ordenação de três novos diáconos na Catedral de São Pedro.
Em sua homilia, o prelado ressaltou que os pais desenvolvem um papel fundamental no descobrimento e na promoção das vocações religiosas, sendo a família a primeira escola do discipulado, o “terreno no qual lhes é confiado as sementes das vocações”.
O Arcebispo explicou ainda que “o chamado de Deus é mais fácil de escutar quando ocorre ou é recebido no contexto de uma família que tem Fé”.
Segundo Dom Valles, incentivar as vocações nas paróquias ou nas escolas é útil, mas “nada tira o papel das famílias como ‘lugar principal’ para encorajar a vida consagrada. Também a Fé na comunidade é muito importante. Hoje é muito importante. Hoje é mais fácil para as pessoas apreciar o sussurro do Espírito Santo”.
Dando as boas vindas aos três novos diáconos, que recentemente completaram a formação em teologia, o presidente da CBCP lhes disse que estão chamados a serem servos e a “um tipo de serviço que nos pede ser os últimos”.
“Esta é a orientação que se deve seguir para ser um diácono. No entanto, isto é somente transitório porque depois lhes permitirá ser sacerdotes. Acompanharemos a viagem de nosso povo ao Reino de Deus. Esta é a indicação da Igreja, o ministério de seus servidores”, concluiu. (EPC)





Deixe seu comentário