Proposta de lei introduz ensino da religião católica em escolas públicas nas Filipinas
Filipinas – Manila (Quarta-feira, 16-10-2019, Gaudium Press) O ‘Projeto de Lei 2069′, apresentado na Câmara do Congresso filipino, foi acolhido com satisfação pelos Bispos do país. A iniciativa introduz o ensino da religião católica e a leitura da Bíblia no currículo das escolas públicas, de ensino fundamental e médio. Dessa forma, se incluiria, em matérias como inglês e filipino, uma leitura de textos extraídos das Sagradas Escrituras.
Segundo o autor da proposta, Bienvenido Abante Júnior, “se se ensinasse princípios cristãos aos nossos filhos, não haveria tantos problemas de liderança, governo, paz e ordem. A melhor maneira de dar forma e fortalecer o caráter moral, espiritual, ético, intelectual e social da juventude e a disciplina pessoal é atuar na escola no primário e no secundário. Ainda que nos chamem como a única nação cristã na Ásia, parece que não temos apreciado realmente a importância de um livro, a Bíblia, que é uma obra mestra literária, o livro mais vendido no mundo, o único que oferece uma solução duradoura aos desafios do homem da sociedade”.
Dom Arturo Bastes, Bispo de Sorsogon, ex-presidente da Comissão Episcopal para o Apostolado bíblico, considera a nova normativa como algo positivo e espera que seja aprovada. Já para o Padre Conegundo Garganta, secretário Executivo da Comissão Episcopal para a juventude, essa é uma medida oportuna, pois auxiliará as Igrejas a difundirem a Palavra de Deus.
Também o Bispo Pablo Virgílio David de Kalookan, um dos principais biblistas do país, vê de forma positiva essa proposta, agradecendo ao fato de que “a educação pública nas Filipinas ainda não tenha assimilado a ideologia secularista ocidental que proíbe a religião nos espaços públicos e nas instituições”. (EPC)





Deixe seu comentário