Hábito de Santa Teresa de Calcutá se torna marca registrada para evitar uso impróprio
Calcutá – Índia (Sexta-feira, 14-07-2017, Gaudium Press) O hábito usado por Madre Teresa e adotado no mundo inteiro pelas Missionárias da Caridade, agora se tornou uma marca registrada e exclusiva da Congregação fundada pela Santa de Calcutá. Trata-se do primeiro caso de copyright de uma vestimenta religiosa no mundo.
Após três anos de um rígido exame dos procedimentos legais o Registro de Marcas do governo da Índia permitiu o reconhecimento do copyright. O fato ocorreu concomitantemente ao processo da Santa, ocorrido no dia 04 de setembro de 2016.
O registro foi formalmente concedido no início do ano passado, entretanto a notícia só foi divulgada agora. De acordo com o advogado Biswajit Sarkar, o fato não foi publicado antes pois as missionárias não quiseram, entretanto, “como se vê um uso impróprio e sem escrúpulos do hábito, queremos difundir às pessoas que a marca está registrada”.
O objetivo do registro foi tutelar a reputação de Madre Teresa através do seu hábito usado, pela primeira vez, em 1948. Em 1950, a veste foi reconhecida como “símbolo de paz e caridade no mundo”: o branco das vestes das missionárias pode ser representado pela verdade e, as linhas azuis, são associadas à Nossa Senhora e aos três votos: pobreza, castidade e obediência aos mais pobres. (EPC)
Deixe seu comentário