Mais de dois milhões de pessoas veneram ao Santo Menino de Cebú nas Filipinas
Cebú – Filipinas (Quarta-feira, 20-01-2016, Gaudium Press) A imagem do Santo Menino de Cebú, presente do explorador Fernando de Magalhães em seu primeiro encontro com o povo filipino e o batismo do Rei de Cebú, provou por mais um ano ser um sólido símbolo da Fé nas Filipinas. Mais de dois milhões de pessoas (alguns meios de comunicação estimaram até 3.2 milhões) se reuniram para a procissão do Santo Menino no dia 16 de janeiro, a celebração número 451 da festa.
Dom José Palma, Arcebispo de Cebú, presidiu a Missa central da solenidade e relacionou o afeto dos devotos filipinos pelo Santo Menino com a defesa das crianças mais vulneráveis, em especial diante das legislações antivida em países vizinhos que limitam o número de filhos que podem ter um casal. “Amemos, cuidemos e carreguemos a eles da mesma maneira como amamos, adoramos, carregamos e veneramos ao Senhor Santo Menino”, motivou o prelado. “Muitos das nossas crianças podem não receber o amor e compaixão adequados”, alertou.
A extraordinária participação na festa deste ano pode estar originada na próxima celebração do Congresso Eucarístico Internacional, cujo ambiente de preparação e a chegada antecipada de muitos delegados para participar na festa do Santo Menino animou a uma maior presença. Da mesma maneira, o acontecimento religioso foi progressivamente mais difundido através de redes sociais e Internet nos últimos anos, o que suscitou um interesse crescente na celebração.
Segundo Malou Guanzon em sua redação para The Inquirer, a procissão durou mais de quatro horas e aos participantes na mesma se devem somar os que se congregaram para a Eucaristia das seis da tarde. Em cada uma das Missas da novena (11 diárias nos nove dias prévios assistiram cerca de 10 mil pessoas, o que oferece um total de aproximadamente 1,2 milhões de peregrinos nos dias prévios à festa. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário