Igreja nos Estados Unidos anuncia a Semana Nacional da Bíblia
Washington – Estados Unidos (Sexta-feira, 28-08-2015, Gaudium Press) A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) anunciou a partir do seu site web que o próximo mês de novembro realizará a Semana Nacional da Bíblia 2015. O evento se desenvolverá entre os dias 15 a 21 desse mês em torno do papel da Bíblia na Família. “A Bíblia: um livro para a Família”, será precisamente o tema para a semana bíblica, o qual foi escolhido por ocasião do Encontro Mundial das Famílias que se celebrará na Filadélfia, Estados Unidos, em setembro.
“A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos convida as famílias, paróquias, colégios e outros grupos católicos a participar na Semana Nacional da Bíblia em celebração do 50º aniversário da Constituição Dogmática sobre a Divina Revelação ‘Dei Verbum’ do Concílio Vaticano II”, é o convite que fazem a partir da USCCB.
Para preparar esta jornada e animar as famílias a orar e meditar juntas em torno da Palavra de Deus, o organismo eclesial, dispôs uma série de recursos para viver este tempo em família. Entre eles, documentos como: “Compartilhando a Palavra de Deus no Lar”, “Como entronizar a Bíblia em família”, “Como fazer que a Palavra de Deus seja parte fundamental no lar”, e “Sempre Antiga, Sempre Nova: A Arte e a Prática da Lectio Divina”. Todos eles publicados em inglês e em espanhol.
Também estão disponíveis vários recursos para as paróquias que falam sobre “Leitura e compreensão da Bíblia”, “Como iniciar e sustentar o estudo bíblico e paroquial”, “Alimentando nossa família com a Palavra de Deus”, “Checklist: Avaliar o papel da Palavra de Deus na vida e missão da paróquia”, “Usando a Sagrada Escritura no culto e na catequese”, e “Vigília Bíblica sobre os temas de ensinamento social católico”.
Igualmente, a USCCB incluiu uma série de artigos de interesse em torno das Sagradas Escrituras e documentos do Magistério da Igreja sobre a Palavra de Deus, entre eles a Constituição Dogmática ‘Dei Verbum’, a Exortação Apostólica Post-Sinodal ‘Verbum Domini’ de Bento XVI, e a Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’ do Papa Francisco; além de textos da Pontifícia Comissão Bíblica, que é o dicastério vaticano a cargo da promoção do estudo bíblico entre os católicos.
Justamente no documento “Como fazer que a Palavra de Deus seja parte fundamental do lar”, publicado entre os recursos da USCCB para a semana bíblica, se recorda o papel primordial que tem os pais de família na formação da Fé dos filhos: “Como parte fundamental da família, os pais e as mães são os responsáveis diretos do desenvolvimento da Fé dos filhos. Se realmente se deseja que os filhos creiam, amem a Deus e o considerem no centro de suas vidas e parte ativa delas, então o trabalho está em mostrar-lhes desde pequenos que Deus é uma realidade na cotidianidade do lar, em cada atividade particular, em cada ação. O inculcar a Fé não somente funciona com a palavra, mas com as obras, com o exemplo em cada circunstância grande ou pequena da vida. A de eficaz é uma realidade de vida”.
Recorda-se que a família é a primeira comunidade cristã, a Igreja doméstica, já que “na família se entrelaçam diferentes aspectos e funções da vida, e concretamente da vida da Igreja; ali no seio de um lar se testemunho a presença da verdade e a fonte primária desta verdade é Deus; ali também se realiza uma catequese diária dos pais entre eles e destes com seus filhos; ali se aprende o valor da oração como fundamento da vida diária e como expressão simples e humilde de um trato constante, aberto e sincero com Deus nosso Senhor. Ali se faz vida o Evangelho, sem exageros, nem excentricidades, nem pomposidades, mas de uma forma natural e enraizada no contexto de uma profunda e sólida formação só caráter, quer dizer, uma formação nas virtudes humanas”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário