Historiador francês descobre manuscrito com vida de São Francisco de Assis
Bolonha – Itália (Sexta-feira, 05/06/2015, Gaudium Press) – O historiador francês Jacques Dalarun descobriu uma nova viva de São Francisco de Assis. O manuscrito será apresentado pela primeira vez ao público italiano, em Bolonha, no próximo dia 11.
“A reprodução digitalizada em alta definição será colocada na internet neste mês de junho, à disposição de mundo inteiro”, disse o professor que descobriu o manuscrito que foi redigido por Tomás de Celano, dez anos depois da morte de São Francisco ocorrida em 1226.
A biografia descoberta propõe novas nuances sobre essa especial e central na história medieval e da Igreja. O manuscrito insiste na pobreza vivida por Francisco, em sua conformidade com Nosso Senhor Jesus Cristo e o amor fraterno dele por todas as criaturas.
“A horizontalidade da fraternidade franciscana se entende somente na verticalidade da filiação divina. Antes, Tomás de Celano não tinha entendido bem Francisco. Ele o compreende e revela na vida reencontrada, quando diz que Francisco se sentia irmão de todas as criaturas ‘propter unum principium’, razão de um único princípio”, disse o professor.
O historiador francês participará do Festival Franciscano na Praça Maior, em Bolonha, de 25 a 27 de setembro próximo. (JSG)
Da Redação Gaudium Press, com informações Radio Vaticano
Deixe seu comentário