Santuário de Aparecida inicia comemorações à Padroeira do Brasil
Aparecida – São Paulo (Sexta-feira, 03-10-2014, Gaudium Press) A Novena deste ano em honra a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, em vista de sua tradicional festa litúrgica, começa nesta sexta-feira, 3 de outubro, e estende-se até o dia 11, finalizando no dia seguinte com a grande Festa dedicada a Virgem Maria.
O Santuário Nacional em Aparecida, interior de São Paulo, acolherá os fiéis, convidados a celebrar os Mistérios Dolorosos da Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como permanecer ao lado de Maria Santíssima, rememorando desta forma o caminho de dor do Filho de Deus e as realidades encontradas em nossa sociedade atual.
As festividades em memória a Aparecida contam com uma programação, que trará diversas celebrações de Missas e ao longo dos dias, como a eucaristia de Aparecida, às 9h, seguida pela Consagração a Nossa Senhora Aparecida. Novenário da Tarde às 15h e a Novena Solene às 19h.
Além disso, a Novena da Tarde terá a presença de Missionários Redentoristas, oriundos de diversas províncias brasileiras. A Novena Solene de logo mais será presidida pelos bispos diocesanos do Brasil.
Esta noite, o Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom Wilson Luís Angotti Filho, estará presente na Casa da Mãe Aparecida.
Ao longo dos dias da novena preparatória para a Festa de Nossa Senhora, estarão disponíveis os roteiros das celebrações, com os temas da reflexão diária.
“Com a Mãe Aparecida, ser solidário na dor”
Na manhã desta sexta-feira, houve uma coletiva de imprensa no Santuário Nacional de Aparecida, com a participação do Bispo Auxiliar Dom Darci José Nicioli e do reitor, o Padre Domingos Sávio, que esclareceram alguns detalhes pertinentes à programação da novena.
Sobre o tema da edição deste ano dos festejos em honra a Virgem Santíssima, “Com a Mãe Aparecida, ser solidário na dor”, Dom Darci afirmou que ele foi inspirado nos mistérios do Santo Rosário, com a proposta de dedicar maior atenção para aqueles que vivem alguma dor, a partir dos exemplos de dedicação de Maria Santíssima, Mãe do Filho de Deus.
Segundo o prelado, os Mistérios Dolorosos guiarão cada dia das celebrações. O Bispo Auxiliar, inclusive, lembrou-se que nos anos anteriores, foram os Mistérios Gozosos e os Mistérios Luminosos que intensificaram as orações dos devotos.
“Vamos refletir essa temática e como isso vai nos ajudar a crescer na Fé”, assinalou Dom Darci.
Por sua vez, o Padre Domingos Sávio comentou a respeito da programação da Novena e Festa de Nossa Senhora, destacando entre os pontos mais altos desta extensa cerimônia a oração do Santo Terço rezado em comunhão com o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no dia 10 de outubro.
“Todos estes momentos nos ajudam a rezar e estar em sintonia com a Casa da Mãe Aparecida”, acrescentou.
Dom Darci aproveitou para dizer que todos esses momentos são considerados uma oportunidade para que os devotos marianos participem das comemorações pelos “300 anos de bênçãos”, em alusão ao Jubileu de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida em 2017. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações A12
Deixe seu comentário