Santuário de Fátima celebra aprovação do Dia do Peregrino
Fátima – Portugal (Quinta-feira, 03-07-2014, Gaudium Press) O Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima (Portugal), Padre Carlos Cabecinhas, expressou seu regozijo e alegria pela recente decisão que tomou o Parlamento Português ao aprovar o Dia do Peregrino, para que se celebre a cada ano o 13 de outubro, aniversário da última aparição mariana aos três pastorinhos de Fátima. Para o Padre Cabecinhas, o anúncio feito pelo Parlamento do país europeu “significa o reconhecimento da importância do fenômeno da peregrinação”.
A iniciativa, aprovada mediante o projeto de resolução 1050/XII, destaca o propósito de “dignificar o papel dos estrangeiros na construção da sociedade portuguesa”, em um país onde existe “uma forte tradição na realização das peregrinações cristãs dirigidas aos distintos lugares de culto, destacando-se aquelas que se realizam no Santuário de Fátima”.
Para o Reitor do Santuário também é muito significativo que o Parlamento tenha escolhido o dia 13 de outubro como data para celebrar o fenômeno da peregrinação: “A escolher desta data (…) não nos pode deixar indiferentes, já que é um dia de grande peregrinação ao Santuário de Fátima que marcará cada ano a pertinência da decisão”.
A comemoração do Dia do Peregrino é um acontecimento que impulsionará mais a missão do próprio Santuário de Fátima que é em essência -como o definem os mesmos estatutos do Santuário- “um lugar de peregrinação, motivado pelo caráter sobrenatural do acontecimento fundacional, as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos”. Neste sentido, como sublinha o Santuário, “a acolhida humana, pastoral e espiritual dos peregrinos é a principal razão do ser”.
Durante todo o ano, não só nos meses de maio, agosto e outubro -datas que marcam as aparições e acontecimentos marianos-, milhares de peregrinos procedentes de todas as partes do mundo chegam ao Santuário de Fátima. Somente em 2013 mais de 4 mil grupos provenientes de 86 países peregrinaram aos pés de Nossa Senhora de Fátima.
Com o anúncio da comemoração do Dia do Peregrino se espera um maior impulso ao fenômeno das peregrinações, de modo especial no Santuário de Fátima. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário