Gaudium news > Quaresma é dedicada ao apostolado com as famílias no Vietnã

Quaresma é dedicada ao apostolado com as famílias no Vietnã

Xuan Loc – Vietnã (Sexta-feira, 07-03-2014, Gaudium Press) Seguindo como lema as palavras do Beato João Paulo II, que afirmou que “o futuro da Igreja é através da família”, a Diocese de Xuan Loc (Vietnã) dedicou uma atenção especial à Pastoral Familiar durante a Quaresma. Com este fim, se desenvolveu um encontro entre os dias 24 e 27 de fevereiro, envolvendo 65 delegados em representando a Pastoral Familiar, os religiosos e os casais comprometidos no apostolado com famílias, presidido pelo Bispo de Xuan Loc, Dom Dominic Nguyen Chu Trinh.

Os desafios apresentados para a Igreja de hoje foram descritos pelo Padre Louis Nguyen Anh Tuan, Secretário Geral do Comitê de Pastoral Familiar da Conferência Episcopal do Vietnã. “O comportamento e estilo de vida imoral, a desintegração familiar e os problemas sociais são a ‘escuridão’ que não podemos negar”, comentou o sacerdote. “No entanto, na vida familiar e social, ainda temos a ‘luz’ da comunhão, da caridade, da solidariedade, da responsabilidade compartilhada”.

O Padre Anh Tuan recordou aos presentes as quatro funções básicas da família cristã, de acordo com a Encíclica Familiaris Consortio do Beato João Paulo II: A construção de uma comunidade de pessoas, o serviço à vida, colaborar no desígnio criador de Deus, contribuir para o desenvolvimento social, e participar ativamente na missão da Igreja.

A família precisa manter-se unida ao amor de Deus

Por sua vez, a religiosa, Sor Tecla M. Tran Thi Giong propôs sugestões concretas para desenvolver o apostolado no meio do ambiente cotidiano, carregado de obrigações e preocupações que podem desviar a atenção das famílias. “Nas imediações da paróquia, podemos ajudar os membros da família para que saibam evitar o risco de dano” (da união familiar), afirmou, ao mesmo tempo que convidava os agentes pastorais a ajudarem a “nutrir a vida da Fé através da participação ativa nas atividades paroquiais, a melhoria constante de suas vidas, a evangelização da família”.

A religiosa recordou a importância de formar adequadamente sobre o Sacramento do Matrimônio, suas implicações legais e as normas prescritas no Código de Direito Canônico e os regulamentos próprios da Diocese. Como formação espiritual indispensável, a Irmã Tecla propôs a realização de oficinas onde as pessoas aprendam “a viver momentos de intimidade com Jesus através da celebração da Missa, da Adoração e da oração em silêncio, pela a família”.

A religiosa destacou a importância da oração para a Pastoral Familiar, já que a família é uma “comunidade de pessoas construída e alimentada pelo amor e no amor”, explicou. Por esta razão, é necessário para “viver a sua vocação, de fontes ligadas com o amor de Deus no sacramento da Eucaristia”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas