Gaudium news > Milhares de fiéis mexicanos participam de peregrinação à Basílica de Guadalupe

Milhares de fiéis mexicanos participam de peregrinação à Basílica de Guadalupe

Cidade do México – México (Terça-feira, 14-01-2014, Gaudium Press) A Arquidiocese do México abriu oficialmente no último sábado, 11 de janeiro, o ciclo de peregrinações que durante o ano 2014 as Dioceses mexicanas realizarão à Basílica de Guadalupe.

basilica_de_guadalupe_1.jpg

Liderados pelo Arcebispo e Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, por volta de 30 mil fiéis da Cidade do México peregrinaram aos pés da “Moreninha de Guadalupe”, em ação de graças pelo ano de 2013 e para encomendar os projetos pastorais do novo ano.

A procissão começou às 9h da manhã na antiga rotunda de Peralvillo onde milhares de peregrinos, -procedentes dos 8 Vicariatos da Diocese mexicana- se reuniram com os Bispos Auxiliares para iniciar o caminho até o Santuário e rezar o Santo Rosário, que foi presidido pelo purpurado mexicano. Na ocasião, ao meditar os cinco mistérios, se rezou especialmente pelos idosos, pelos doentes, pelos pobres, pelas crianças e pelos jovens.

Ao chegar à Basílica de Guadalupe, o Arcebispo e Primaz do México, junto com os fiéis, foi recebido pela Câmara Municipal e pelo Reitor do Santuário, Dom Enrique Glennie, que deu as boas vindas aos peregrinos rezando a Nossa Senhora para que ela “nos presenteie com novas flores que se impregnem e se imprimam na tela do nosso coração”, derramando bênçãos sobre cada um, as famílias, seus trabalhos e projetos.

Já durante a homilia da Santa Missa, que começou às 12h no átrio do Santuário Mariano, o Cardeal Rivera fez referência ao significado da peregrinação: “Peregrinar juntos até a casa da nossa Mãe celeste, tem sido o sinal que compartilhamos para dar graças ao Pai e renovar o caminhar pastoral seguindo o impulso do Espírito”.

Como é tradição durante a peregrinação arquidiocesana, o purpurado mexicano entregou as Orientações Pastorais de 2014. “As linhas programáticas prioritárias que aqui lhes proponho serão o marco de referência a curto e médio prazo. Lhes peço que as utilizem como ponto de apoio para os trabalhos de planejamento e programação, e dessa maneira fortaleçamos a comunhão pastoral Arquidiocesana”, comentou.

basilica_de_guadalupe_2.jpg

Concluindo sua mensagem também encorajou a todos os leigos para que renovem “seu entusiasmo para participar ativamente na tarefa missionária”. “Todo o esforço e perseverança que se tenha na formação e capacitação para a missão terá sua recompensa em um maior e melhor testemunho, especialmente nos ambientes sociais e espaços públicos, lugares onde se necessitam presenças cada vez mais envolvidas em acompanhar os anelos dos habitantes da cidade”, complementou.

Finalmente, o Cardeal Rivera rezou à Nossa Senhora de Guadalupe para que ela “nos ajude a dizer nosso ‘sim’, dada a urgência de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus”, e “nos ajude a receber do Espírito a ousadia de buscar novos caminhos para que chegue à todos o dom da beleza que não se apaga”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas