Gaudium news > Primaz da Espanha participa do V Congresso Nacional das Irmandades de Nossa Senhora das Dores

Primaz da Espanha participa do V Congresso Nacional das Irmandades de Nossa Senhora das Dores

Toledo – Espanha (Terça-feira, 22-10-2013, Gaudium Press) Entre os dias 18 e 20 de outubro foi realizado em Toledo, na Espanha, o V Congresso Nacional de Irmandades e Confrarias de Nossa Senhora das Dores, com a participação de delegações de várias cidades espanholas.

v_congresso_nacional_das_irmandades_de_nossa_senhora_das_dores.jpg

Dom Braulio Rodríguez Plaza, Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha dirigiu algumas palavras na abertura do Congresso, que ocorreu na Sinagoga de Santa María la Blanca, na capital do Tejo.

Anteriormente, fez uso da palavra o Irmão Maior da Irmandade de Nossa Senhora das Dores de Toledo e curador do Congresso, Dom José María Romero Briones.

Participaram delegações das Irmandades de Alicante, Elche, Estepa, Zamora Cuenca, Ciudad Real, Sevilha, La Coruña, Toledo, Villaseca de la Sagra, Murcia, Granada, Almería, Segovia, Albacete, Cadiz, Sueca, Quintanar de la Orden, Ubeda, Valladolid, Villa Real, Ávila, Arevalo, Sonseca e Toledo.

Em suas palavras, o Arcebispo de Toledo assinalou que “gostaria de ressaltar como anfitrião que lhes acolhemos em nosso coração”.

“Por causa da variedade de lugares na Espanha de onde vocês vem, eu sei que certamente conheço muitas imagens que eu posso dizer que esta Irmandade tem trabalhado e muito. Fiz um programa que nos ajudará a recordar que a figura da Mãe do Senhor com o seu filho morto e abraçado por ela, nos recorda algo que é essencial na vida dos homens e mulheres: a dor humana.”

“É verdade que Santo Inácio em seus Exercícios Espirituais nos diz que com a dor nos aproximamos mais de Jesus que com a alegria. Ao ser Cristo tão humano em sua dor torna-se mais próximo de nós. Há uma proximidade afetiva com ele. E essa realidade não é uma coisa do passado. Esse filho da Virgem converteu-se em muitos filhos e filhas ao longo da história.”

“E a Mãe do Senhor continua sendo nossa mãe, nossa mãe que nos compreende e facilita a nossa relação entre nós e principalmente com Deus.”

“Eu acho que as apresentações e outras realidades do Congresso vão ajudá-los, e vocês constatarão que foi boa a decisão de escolher Toledo como cidade-sede para esta conferência.”

“Sintam-se em casa, as estreitas ruas de Toledo os acolherão e espero que os trabalhos do Congresso repercutam em suas Irmandades e que na volta rezem por Toledo, por esta Irmandade que lhes acolhe e por este Arcebispo.”

“Deste modo fica inaugurado este V Congresso Nacional das Irmandades de Nossa Senhora das Dores em Toledo.” (GPE/EPC)

Gaudium Press / José Alberto Rugeles

Traduzido por Emílio Portugal Coutinho

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas