Ritual que da início ao Pontificado foi realizado antes da primeira missa como Papa
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 19-03-2013, Gaudium Press) – Diante de milhares de fiéis peregrinos de várias nações, de autoridades civis e eclesiásticas, Chefes de Estado e representantes diplomáticos de mais de uma centena de países reunidos na Praça de São Pedro, foi dado início oficialmente ao ministério petrino do Papa Francisco, nesta terça-feira, 19 de março.
A Santa Missa foi celebrada diante da Basílica de São Pedro.
Antes da Missa, o Pontífice foi rezar diante do túmulo de São Pedro, incensou o Trophaeum apostólico (onde estão os restos mortais de São Pedro) e, em seguida, participou de uma procissão que seguiu da cripta até o Átrio da Basílica de São Pedro.
No cortejo processional, seguiam à frente diáconos que conduziam o Pálio Pástoral, o Anel de Pescador e o Evangelho.
Chegando o cortejo ao Átrio, foi entoado o canto conhecido como das ‘Laudes regiae’, que faz parte da série de ritos específicos do início de um pontificado.
No altar montado fora da Basílica, na Praça São Pedro, desenvolveu-se o cerimonial previsto: o Cardeal Jean-Louis Tauran, cardeal proto-diácono impôs ao novo Papa a estola marcada com as cruzes do martírio, chamada Pálio; uma oração foi feita pelo Cardeal Godfried Danneels, cardeal proto-presbítero. Ao Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, coube entregar ao Pontífice o Anel do Pescador. Em seguida, em nome de todos os membros do Colégio de Cardeais, seis cardeais foram destacados previamente para prestarem obediência ao Sucessor de Pedro.
Após essa cerimônia o Santo Padre celebrou sua primeira missa como Papa. A missa foi concelebrada por todos os cardeais, patriarcas e arcebispos maiores das Igrejas orientais católicas; o secretário do Conclave, Dom Lorenzo Baldisseri. Os sacerdotes Frei José Rodriguez Carballo e Padre Alfonso Nicolás, SJ, que são respectivamente presidente e vice-presidente da União dos Superiores Gerais, também concelebraram a primeira do Papa Francisco. (JS)
Foto Gustavo Kralj/Gaudium Press
Deixe seu comentário