Fiéis celebram Nossa Senhora do Pilar em Alagoas
Pilar – Alagoas (Terça-feira, 05-02-2013, Gaudium Press) No último sábado, 2, a Arquidiocese de Maceió promoveu uma solene procissão com a Imagem de Nossa Senhora do Pilar com a participação de milhares de fiéis na pequena cidade de Pilar (Alagoas).
O evento foi iniciado na parte da manhã com uma Santa Missa solene, presidida por Dom Antônio Muniz, Arcebispo de Maceió, e concelebrada pelos padres Manoel Henrique, Eduardo Tadeu, Luciano Duarte e Charles.
Em sua homilia, Dom Antônio Muniz explicou o significado e a importância da celebração. “Na Festa da Apresentação, nada melhor que um “pilar” para mostrar ao mundo que a Igreja de Maceió é uma Igreja Samaritana. Uma Igreja que se preocupa com os excluídos. Somos uma Igreja que agradece a Nossa Senhora o trabalho realizado e ao que será feito”, frisou.
Às 16h, a procissão que é considerada uma das mais tradicionais de Alagoas, saiu pelas ruas de Pilar. Apesar de não percorrerem um caminho muito longo, a procissão durou por volta de quatro horas e meia. A demora ficou por conta das várias paradas que foram feitas nos bairros e comunidades do Pilar. Em cada parada, os devotos manifestavam sua devoção com fogos, aplausos e brados de “Viva Nossa Senhora do Pilar”.
Ao todo, foram 14 andores de santos da devoção popular que acompanharam a charola que conduziu a imagem da Padroeira do Pilar.
Devoção à Nossa Senhora do Pilar
Segundo a tradição, o nome do município alagoano tem origem no aparecimento de uma imagem de Nossa Senhora em um pilar, nos arredores do povoado. Ainda segundo a tradiçaõ, a imagem foi retirada e colocada em uma capela, surgindo, tempos depois, no local primitivo. Outros historiadores, porém, afirmam que a padroeira da cidade foi trazida pelo espanhol José Ayala, de sua terra natal. (EPC)
Com informações da Arquidiocese de Maceió.
Deixe seu comentário