Edito de Milão completa 17 séculos: ele pôs fim à perseguição aos cristãos no Império Romano
Belgrado (Sexta-feira, 11-01-2013, Gaudium Press) – A Sérvia recordará neste ano os 1.700 anos do Edito de Milão. O Edito foi efetivado no ano 313 e é dos Imperadores Constantino, do Império Romano do Ocidente e Licínio do Império Romano do Oriente. Com ele foi decretada a liberdade religiosa, colocando fim à perseguição sistemática e oficial contra os cristãos.
Em uma entrevista coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, o Ministério da Cultura sérvio informou que os principais eventos culturais e religiosos que recordarão o fato terão lugar em Nis, a cidade onde onde nasceu Constantino.
Os cristão sérvios incentivam os atos de comemoração e, junto com as autoridades estatais, coordenarão a programação cultural que relembrará esse acontecimento já dezessete vezes secular.
O edito de Milão (Edictum Mediolanense, em latim) é conhecido também como ‘A tolerância do cristianismo’. Ele foi promulgado em Milão no ano de 313, estabelecendo a liberdade de religião no Império Romano. Com ele as perseguições efetivas a certos grupos religiosos, particularmente aos cristãos, terminaram.
No momento em que o Edito foi promulgado, existiam no Império cerca de 1.500 sedes episcopais. A Fé cristã era professada por 5 a 7 milhões de habitantes. Foi depois do Edito de Milão que teve início a etapa conhecida pelos historiadores cristãos como ‘Paz da Igreja’. (JS)
Com informações Rádio Vaticano
Deixe seu comentário