Gaudium news > Cardeal Rodé: Arautos do Evangelho são uma manifestação da vitalidade da Igreja na América Latina

Cardeal Rodé: Arautos do Evangelho são uma manifestação da vitalidade da Igreja na América Latina

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 27-11-2012, Gaudium Press) Certeza, alegria e beleza são os carismas que distinguem, na Igreja Católica da América Laina, os Arautos do Evangelho dos outros novos movimentos e institutos, observou ontem, em Roma, o Cardeal Franc Rodé, prefeito emérito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica na apresentação dos dois primeiros volumes de “O inédito sobre os Evangelhos” de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP, publicados em italiano.

mons_joao_cla_e_cardeal_rode.jpg
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP
e Cardeal Franc Rodé

Além da do Cardeal Franc Rodé, o evento contou com a presença do Arcebispo Jean-Louis Bruguès, OP, arquivista e bibliotecário da Santa Romana Igreja e do Bispo Dom Giuseppe A. Scotti, presidente da Livraria Editora Vaticana (que edita o livro na Itália) e da Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Papa Bento XVI que, em outubro, promoveu o II Simpósio sobre o Pensamento de Joseph Ratzinger, no Rio de Janeiro, com a participação organizativa dos Arautos.

Depois das edições em espanhol e inglês, por causa do crescente trabalho apostólico dos Arautos do Evangelho na Itália, a obra também foi publicada em italiano pela Livraria Editora Vaticana, prestigiosa casa editora do Papa.

Na época em que o Cardeal Rodé era o Prefeito da Congregação os Arautos do Evangelho criaram em seu movimento de leigos um instituto de vida consagrada. A própria presença no Brasil, onde tudo havia iniciado, mudou as realidades da Igreja católica no Brasil. O prefeito emérito em seu discurso, ressaltou esse aspecto, fazendo notar que graças à presença de pessoas como os Arautos do Evangelho, o Brasil é visto com seriedade: eles são “uma das manifestações da vitalidade da Igreja católica na América Latina”.monsenhor_joao.jpg

Falando sobre o livro de Mons. Scognamiglio, o Cardeal Rodé salientou ainda que ele representa um apoio do autor ao Ano da Fé. Nesses comentários, disse ele, encontramos tesouros velhos e novos do “intellectus fidei”, para oferecer ao povo de Deus o pão da boa doutrina proveniente da Palavra de Deus”, “uma grande riqueza teológica de uma doutrina sólida e segura, doutrina tradicional que chega até o Concílio Vaticano II”.

A particularidade da teologia do Fundador dos Arautos do Evangelho foi observada também no discurso do segundo orador do evento, Dom Jean-Louis Bruguès, O.P., Ele salientou alguns elementos fundamentais que fazem parte da doutrina que prega: focar o mistério da Encarnação; conciliar a alegria da fé com a penitência; aprofundar sobre os Pais da Igreja e tornar o Céu mais próximo através da meditação sobre a Virgem Maria.

Na apresentação do livro houve a indicação de outra característica do carisma dos Arautos do Evangelho: cultivar e introduzir o gótico na América Latina. Este aspecto foi salientado por Dom Giuseppe A. Scotti, presidente da Livraria Editora Vaticana e da Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Papa Bento XVI.

O evento foi acompanhado com cânticos executados pelo coro dos Arautos do Evangelho em Roma. As intervenções foram organizadas pelo Padre José Francisco Hernández, EP, procurador geral dos Arautos do Evangelho. (JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas