Gaudium news > Papa nomeia novos Bispos para Santarém e Mogi das Cruzes

Papa nomeia novos Bispos para Santarém e Mogi das Cruzes

D. Pedro Luiz Stringhini e D. Flavio Giovenale.jpg
D. Pedro Luiz Stringhini e D. Flavio Giovenale

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 19-09-2012, Gaudium Press) – Nesta quarta-feira, Sua Santidade o Papa Bento XVI nomeou dois Bispos para o Brasil. O Pontífice nomeou como Bispo da Diocese de Santarém (PA), Dom Flavio Giovenale, SDB. Ele é Presidente da Caritas Brasileira, transferindo-o da Diocese de Abaetetuba (PA).

Para a Diocese de Mogi das Cruzes (SP) foi nomeado Dom Pedro Luiz Stringhini, transferido da Diocese de Franca (SP). Dom Stringhini é Presidente da Comissão Episcopal de Serviço da Caridade, Justiça e Paz.

Dom Flávio Giovenale

Pertence à Congregação dos Salesianos e é originário da cidade de Murello, Itália, nasceu em 6 de maio de 1954. Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia em Lorena, São Paulo e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também em São Paulo. Pós graduou-se na Universitá Pontificia Salesiana (Fac. Spiritualitá) em Roma.

Declarou seus votos religiosos em 8 de setembro de 1971 e sua ordenação Presbiteral ocorreu em 20 de dezembro de 1981 em Murello (Itália). Foi ordenado Bispo em 8 de dezembro de 1997 assumindo a Diocese de Abaetetuba.

Antes de ser nomeado Bispo, Dom Flávio Giovenale trabalhou na Pastoral Vocacional no Estado do Pará, foi Reitor do Seminário Menor em Manaus (AM), Reitor do Seminário Maior em Manaus, Ecônomo da Província e Procurador Missionário para o Brasil.

Como Bispo exerceu o cargo de Secretário Executivo e Presidente do Regional Norte 2 da CNBB.

Dom Pedro Luiz Stringhini

Ingressou no Seminário Menor São Carlos Borromeo de Sorocaba. Fez os cursos de Filosofia e Teologia Pontifícia Faculdade Nossa Senhora de Assunção, em São Paulo.

Ordenou-se em 1980 e em 1990 obteve a licença nos escritos sagrados, no Instituto Bíblico Pontifício de Roma.

Em 2001 foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, Bispo Titular de Ita e Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Foi membro do CONSEP, da CNBB, sendo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e Paz. Desde 2007 é o bispo responsável da Pastoral Carcerária a nível nacional.

Há pouco mais de dois anos foi nomeado por Bento XVI como Bispo da Diocese de Franca, no interior de São Paulo. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas