Gaudium news > Projeto da Arquidiocese de Teresina ajuda na formação de novos sacerdotes

Projeto da Arquidiocese de Teresina ajuda na formação de novos sacerdotes

Teresina – Piauí (Quinta-feira, 13-12-2018, Gaudium Press) A Arquidiocese de Teresina tem cada vez mais investido na formação de futuros sacerdotes. Para isso, idealizou há dois anos o Projeto “Terra Sacerdotal”, que tem como principal proposta colaborar neste processo.

Projeto da Arquidiocese de Teresina ajuda na formação de novos sacerdotes

A iniciativa que conta com o apoio dos fiéis e benfeitores é acolhida nos três seminários geridos pela igreja particular de Teresina. São eles: Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg e Discipulado João Paulo II – Propedêutico. No total, são 39 seminaristas beneficiados.

“Uma realidade que requer valor expressivo de cerca de 60 mil reais mensal. São muitas as etapas que geram custo, mas devemos pensar que eles serão os futuros padres da nossa Igreja. São vocações que precisam ser trabalhadas e toda esse empenho obedece aquilo que Jesus disse: ‘A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua messe’ (Lc 10, 2)”, explicou o Padre Geová Mendes, pároco da Paróquia Santa Luzia e coordenador do projeto.

Entre os afazeres da rotina dos seminaristas estão os longos anos de estudos, missões, ações pastorais e a formação superior em filosofia e teologia. “O Projeto ‘Terra Sacerdotal’ é cem por cento mantido com a ajuda do fiel. Surgiu de uma ideia que nasceu do coração do nosso arcebispo, Dom Jacinto Brito, que quer unir a comunidade na corresponsabilidade para com o incentivo às vocações. Afinal, todo o povo cristão deve ser instruído na tarefa de cooperar de diversos modos com a obra das vocações sacerdotais, seja pela oração como por outros meios, a fim de que a Igreja tenha sempre aqueles sacerdotes necessários ao cumprimento da missão principal que é a evangelização”, destacou o sacerdote.

O nome “Terra Sacerdotal” é oriundo do Ofício de Nossa Senhora: “Sois Terra bendita e sacerdotal”. “Com o ‘Terra Sacerdotal’, a Igreja quer fazer de Teresina um celeiro de vocações”, esclareceu o coordenador.

Para o Padre Geová, “é importante o cristão saber que essa responsabilidade é de todo o Povo de Deus”, uma vez que “as vocações são entregues por Deus a nós para que cuidemos delas, rezemos por elas”. “Então, vamos todos apoiar os seminaristas. Afinal de contas eles serão os futuros pastores da Igreja e que irão nos conduzir a Deus”, completou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas