Gaudium news > Igreja na Indonésia inicia produção de vinho litúrgico

Igreja na Indonésia inicia produção de vinho litúrgico

Indonésia – Jacarta (Quarta-feira, 12-12-2018, Gaudium Press) A Igreja da Indonésia conclui com êxito um programa de produção de vinho litúrgico que iniciou em 2010 e que permitirá satisfazer as necessidades de pelo menos 50 por cento das paróquias e institutos religiosos do país. A Conferência Episcopal Indonésia outorgou o ‘Nihil Obstat’ que certifica a idoneidade sacramental do vinho local produzido pela empresa ‘Sababay’ do distrito de Gianyar, no dia 29 de novembro.

Snap 2018-12-12 at 11.38.01.png

Com o lançamento do novo vinho local, que pode ser empregado pelos católicos na celebração eucarística, chega ao seu fim uma longa fase de mais de 100 anos de dependência das importações de vinho desde a Europa e Oceania. A certificação da Igreja local foi entregue em um evento com presença de Dom Petrus Boddeng Timag, Bispo de Banjarmasin e Presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia e outros seis Bispos.

“A Sababay tem a capacidade de produzir ao menos 2,1 milhões de litros por ano”, explicou à AsiaNews o Padre Augustinus Surianto Himawan, sacerdote encarregado durante anos da importação de vinho litúrgico proveniente da Austrália. “Nossa necessidade nacional não supera os 40 mil litros. Este ano nós concordamos que para o biênio 2019-2020 será satisfeito por 50% da bodega. O 50% restante poderá se encomendar no exterior”.

Igreja na Indonésia inicia produção de vinho litúrgico.jpg

A produção nacional de vinho não só permitirá a Igreja economizar uma notável quantidade de dinheiro, como também apoiará aos agricultores locais e contribuirá à promoção do desenvolvimento de novos cultivos e da produção de vinhos que cumpram com os requisitos da Igreja. O dever de resguardar a qualidade do pão e do vinho eucarísticos recai sobre os Bispos, que por recomendação da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos devem certificar aos produtores que cumprem estritamente as normas. O vinho “deve ser natural, do fruto da videira, puro e sem corromper, sem mescla de substâncias estranhas”, e se deve manter a claridade sobre a procedência dos ingredientes e o adequado respeito da sacralidade do uso ao qual será destinado. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas