Gaudium news > Cardeal de Fátima é nomeado para o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Cardeal de Fátima é nomeado para o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Fátima – Portugal (Sexta-feira, 19-10-2018, Gaudium Press) O Bispo de Leiria-Fátima, Cardeal Dom António Marto, foi nomeado pelo Papa Francisco como membro do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Cardeal de Fátima é nomeado para o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.jpg

O purpurado declarou ao jornal ‘Presente’ que recebeu a notícia “com surpresa e alegria”, mantendo o mesmo espírito de “abertura à colaboração” que lhe venha a ser pedida no Dicastério que agora integra.

Segundo boletim divulgado pela Diocese de Leiria-Fátima (Portugal), Dom António Marto ressaltou sua disposição de “ser parceiro do Papa Francisco no processo de reforma da Igreja” e a sua “inteira disponibilidade” com o que pudesse colaborar.

Na época em que foi criado Cardeal pelo Papa Francisco, dia 28 de junho de 2018, Bispo de Leiria-Fátima, destacou que a nomeação cardinalícia se tratava de “um serviço à Igreja Universal, de comunhão com o Papa Francisco, como seu colaborador mais próximo”.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida é um dos departamentos da Cúria Romana, criado pelo Papa Francisco com o documento ‘Sedula Mater’, de 15 de agosto de 2016, substituindo o Pontifício Conselho para os Leigos e o Conselho Pontifício para a Família. As competências do Dicastério para Leigos, Família e Vida são as mesmas que pertenciam anteriormente aos Conselhos Pontifícios fundidos e que deixaram de existir. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas