Gaudium news > O Canto Gregoriano como instrumento da Nova Evangelização

O Canto Gregoriano como instrumento da Nova Evangelização

Inglaterra – Londres (Terça-feira, 16-10-2018, Gaudium Press) Em um artigo para o ‘The Catholic Herald’, o redator Joseph Shaw afirmou que a valorização do canto litúrgico é um poderoso atrativo para o sagrado. “O Canto Gregoriano nos identifica com a liturgia Católica e ao mesmo tempo com algo cujo valor cultural e artístico exerce uma poderosa atração”, comentou.

O Canto Gregoriano como instrumento da Nova Evangelização.jpg

Segundo Shaw o canto gregoriano atrai a músicos, medievalistas, fiéis e curiosos. Para ilustrar sua afirmação, o redator recordou de como, durante uma Missa na Universidade de Oxford, uma mulher se converteu ao ouvir os hinos cantados em latim pelo coro do templo. Para um meio de comunicação local, a mulher relatou que sentiu como se escutasse os anjos cantando e qualificou sua experiência como excepcional, lhe dando uma noção de que algo belo e sagrado acontecia nesse lugar.

A professora de canto Kathleen Pluth relatou no site ‘Chant Cafe’ que “o canto gregoriano é território nativo para as crianças. É simples em vez de harmônico, nada mais que uma linha melódica. É bonito”. Ela explicou também que ao ensinar gregoriano para as crianças ela nota algumas vezes seus alunos absortos na contemplação. Ela ressaltou também a forma com que a música se une aos textos sagrados para falar diretamente à alma cristã.

“Estamos vendo um interesse no canto gregoriano além da esfera católica. Durante os últimos anos, os álbuns de canto gregoriano se mantiveram em várias ocasiões no topo das listas clássicas da Billboard”, comentou ao ‘Catholic World Report’ a Dra. Jennifer Donelson, organizadora de um congresso sobre música sacra levado a cabo na cidade de Nova York em março de 2017.

Donelson destacou o benefício do canto gregoriano para cada indivíduo diante de uma sociedade imersa no caos e na confusão. “Quando o conflito e o desespero nos rodeiam, a bela música que reflete o Evangelho é um verdadeiro consolo, inclusive para as pessoas que não são católicas. A gente escuta algo no canto gregoriano que é belo e que nos ajuda a transcender em nossas vidas cotidianas e escutar os ecos da voz de Deus em nossos corações”.

A estreita relação do canto gregoriano com a liturgia sagrada e o Rito Romano da Celebração Eucarística também foram recordados pela Dra. Donelson. “É um tesouro da música que com razão pertence a todos os católicos do mundo como uma espécie de herança orante, litúrgica, cultural e artística. Em uma sociedade desarraigada, todos parecem buscar um lugar onde possam pertencer. Oferecer algo que seja autenticamente católico, seja na vida devocional, na liturgia sagrada, no ensinamento da Igreja ou na música sacra, tudo isto dá às pessoas um sentido de identidade como filhos de Deus que tem um lar na Igreja Católica”, indicou. “Aprender as mesmas melodias que os católicos cantaram durante séculos nos ajuda a identificar e conectar com a comunhão dos Santos que se estende além dos limites do tempo e a geografia”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas