Novo Devocionário Eucarístico é publicado na Argentina
Argentina – La Plata (Quarta-feira, 12-09-2018, Gaudium Press) A Argentina acaba de receber um novo devocionário eucarístico. A obra, de autoria do Arcebispo emérito de La Plata, Dom Héctor Aguer, possui uma seção dedicada especialmente às crianças que é intitulada como ‘Pequeno Devocionário Eucarístico’.
O devocionário contêm uma compilação de orações de preparação para a Missa e a Comunhão, para dar graças após a Missa e a Comunhão, e para rezar diante do Santíssimo Sacramento durante a exposição, a adoração e a bênção com o Santíssimo Sacramento. Além disso, o livreto traz algumas orações antigas de São Boaventura, de São Tomás de Aquino e outras mais recentes. No apêndice são apresentadas duas orações para crianças da catequese.
Segundo o autor da obra, se procurou imitar a linguagem das crianças para que elas “também possam conversar com Jesus antes de comungar, ou antes da Missa, sobretudo por ocasião da Primeira Comunhão. Infelizmente para muitas crianças essa Primeira Comunhão é a única, por isso temos que ensiná-las bem o que significa comungar. Creio que este pequeno livro pode ajudar os católicos a preparar-se melhor para a Missa e a compreender o que significa esse dom tão grande, esse presente tão maravilhoso que Deus nos fez ao se dar a nós na Eucaristia”.
O prelado lamenta a falta de preparação dos fiéis na recepção da Sagrada Comunhão e uma disposição inadequada que se difundiu recentemente e que constitui “um comportamento de ligeireza, de leviandade quanto ao acesso ou admissão ao sacramento do altar, favorecido pelo prejuízo ou a ausência total do sentido do sagrado em muitas celebrações”.
Dom Aguer expôs ainda sobre a importância de uma devida preparação para a recepção da Sagrada Comunhão, em especial a Confissão Sacramental no caso de que a pessoa se encontre em pecado grave. Também convidou a conservar na vida da Igreja orações de grande tradição como o ‘Tantum ergo’ ou o ‘Pange lingua’, composto por Santo Tomás de Aquino. (EPC)





Deixe seu comentário