Gaudium news > O maior milagre que Deus faz

O maior milagre que Deus faz

Redação (Terça-feira, 07-03-2017, Gaudium Press) Qual é o maior milagre que Deus pode fazer conosco? A resposta pareceria difícil mas é bastante fácil.

– Fácil?

– Sim, fácil. Vejamos.

E no entanto, não pareceria tão simples, pois em sua vida terrena, e ao longo de 20 séculos de história da Igreja, o Senhor tem realizado portentos de milagres, desde ressurreições -começando pela sua própria-, até curas tão impressionantes como as operadas no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes na França.

O maior milagre que Deus faz.pngEntretanto, assim como mais importante que o pão material é o pão do espírito e o pão da Palavra de Deus, os milagres espirituais são mais importantes que os materiais.

Diz Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP, em sua maravilhosa obra “O inédito sobre os Evangelhos” (1) – ao comentar o envio que faz o Batista aos seus discípulos para conhecerem a Jesus, que ao compartilhar o Senhor a Boa Nova com todas as pessoas, “muitos adquiriam a noção de que eram deficientes, [que] não conseguiam caminhar por si nas vias da virtude, e tomavam consciência de necessitar do auxílio de Deus”, e que “é este o maior milagre!”. Diz Mons. João Clá que os que, pela graça e milagre de Deus assumiam esta posição, “estes eram evangelizados e acolhiam a doutrina com entusiasmo”.

O maior milagre que Deus pode produzir em uma alma é a quebra do orgulho que depois do pecado original se tornou intrínseco, esse orgulho que nos diz a todo momento que as conquistas, a felicidade profunda, ou inclusive a virtude, podemos obter por nossas forças naturais. E na verdade essa é a obra que Deus reserva para si, para sua graça -que temos que pedir, para a união com Ele -que temos que fortalecer.

E apesar de que o Senhor repetiu muitas vezes ao longo de sua vida, e assim ficou consignado copiosamente nos Evangelhos (“Eu sou a videira, e vocês os ramos. O que permanece em mim e eu nele, dará muito fruto, porque separados de mim, nada podem fazer” Jo 15, 5), e apesar de que nossa própria miséria quando orgulhosos nos mostra o que somos sem a união com Deus, o orgulho e o egoísmo do ser humano é tão terrível, tão dominante, que seguimos crendo que “sem Ele muito podemos fazer”.

Então, quando uma alma se compenetra desta verdade, da necessidade necessaríssima do auxílio de Deus para alcançar a felicidade e a salvação eterna, se operou um milagre que Mons. João Clá não duvida em qualificar como o maior milagre possível.

Operado esse milagre, e firme essa convicção no mais profundo da alma, o resto se dá por acréscimo: a pessoa começa a frequentar sacramentos, a rezar, a desconfiar de suas forças meramente naturais, a pensar em Deus ao longo de seus dias, a “sentir” a Deus em todos os momentos de sua existência e em todas as coisas, se cair sabe que o levantar-se é obra de Deus e assim o pede, e um longo etcetera…

Peçamos que Deus opere esse milagre na maior quantidade de corações, para que chegue quanto antes seu Reino, que é também o Reino de Maria.

Por Saúl Castiblanco

Traduzido por Emílio Portugal Coutinho

___


1 Clá Dias, João Scognamiglio. O Inédito sobre os Evangelhos – I Comentários aso Evangelhos dominicais. Ano A – Domingos do Advento, Natal, Quaresma e Páscoa. Libreria Editrice Varticana. 2013. p. 48

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas