Catedral de Sal: a Semana Santa na Primeira Maravilha da Colômbia
Bogotá – Colômbia (Segunda-feira, 07-04-2014, Gaudium Press) Na cidade de Zipaquirá, a uns 48 quilômetros da cidade de Bogotá, encontra-se um dos maiores tesouros da Colômbia: A Catedral de Sal, um imponente templo que foi construído no interior das minas de sal da cidade colombiana, é considerada a primeira maravilha do país sul-americano.
O majestosa construção se prepara por estes dias para receber os milhares de peregrinos e turistas que a cada ano percorrem as ruas de Zipaquirá rumo à Catedral para participar da Semana Santa, tempo que se vive com grande religiosidade graças aos passos sagrados da Via Crucis que saem em procissão para comemorar a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
De acordo com a programação da Semana Santa em Zipaquirá, os eventos na Catedral de Sal começarão ao meio-dia de 13 de abril, com a celebração do Domingo de Ramos. Entre os dias 14 e 16 de abril se celebrarão as missas na Capela de Nossa Senhora do Rosário de Guasá, venerada no templo local.
Na Quinta-feira Santa, às 15h, terá lugar a Missa vespertina da Ceia do Senhor, que será celebrada na nave da Catedral; e na sexta-feira, a celebração da Paixão do Senhor, na mesma hora. Neste dia, na parte da manhã, será realizada a Santa Via Sacra na cidade de Zipaquirá com os passos representativos da paixão, morte e ressurreição de Jesus.
A Solene Vigília da Páscoa da Ressurreição ocorrerá a partir das 06h da manhã no sábado, 19 de abril. Ela será realizada na Nave Central da Catedral e iniciará com a Liturgia da Luz, continuará com a Liturgia da Palavra, Batismal e a Eucarística. Já para o dia 20 de abril, Domingo de Páscoa, se celebrará a Santa Missa de Páscoa.
A Catedral de Sal de Zipaquirá foi concluída em 1954. Uma nova catedral começou a ser construída em 1991, culminando os trabalhos em 1995. Seu estilo arquitetônico, único no mundo por ser uma igreja subterrânea, foi proposto como uma das novas sete maravilhas do mundo moderno. A infra-estrutura faz parte do “Parque do Sal” dedicado à geologia, mineração e recursos naturais. (GPE/EPC)





Deixe seu comentário