Gaudium news > Família Salesiana realiza Dias de Espiritualidade em Roma

Família Salesiana realiza Dias de Espiritualidade em Roma

Roma – Itália (Segunda-feira, 20-01-2014, Gaudium Press) Em Roma, concluiu-se a 32º edição dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana (DEFS-32). Na ocasião, estiveram presentes mais de 400 participantes, representando os 28 Grupos da Família Salesiana, entre os dias 16 e 19 de janeiro.

O encontro também marcava o último reitorado do Padre Pascual Chávez Villanueva à frente da Congregação Salesiana.

No dia 17 de janeiro, o Padre Adriano Bregolin procedeu a abertura do encontro, apresentando as caminhadas de aprofundamento desenvolvidas nos três anos em preparação ao Bicentenário de nascimento de Dom Bosco.

Depois, o Padre José Luis Plascencia, Docente na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), apresentou a conferência “Encontro com Jesus de Nazaré”, aprofundando a figura de Jesus Cristo e a sua realidade humana.

“Deus ressuscitou Jesus pela força do seu Espírito. Não podemos, obviamente, deter-nos a aprofundar este Mistério central da nossa Fé, do qual São Paulo diz: ‘Se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa Fé e permaneceis ainda nos vossos pecados’ (1Cor 15,17)”, disse.

Mais tarde, foi apresentado aos participantes um vídeo com uma mensagem do Reitor-Mor:

“A espiritualidade é o dinamismo com que a pessoa vive a Fé. A espiritualidade é isto: ser inabitado pelo Espírito, possuir o Espírito Santo como o grande dínamo, o grande protagonista da própria existência. E a espiritualidade salesiana é um modelo de espiritualidade cristã projetado sobre os Jovens”.

No segundo dia do evento, a figura de Dom Bosco foi centralizada pelo Padre Aldo Giraudo, que desenvolveu considerações sobre a sensibilidade espiritual e os ensinamentos do Santo dos Jovens, citando a publicação de uma vasta antologia de textos do Patrono da Educação.

No terceiro dia, os participantes participaram dos trabalhos em grupos formados segundo suas línguas de origem, empenhando-se em refletir as modalidades de tradução das ideias e dos projetos pastorais desenvolvidos durante as palestras realizadas no dia.

Uma das últimas reflexões do encontro tratou sobre o tema “Os jovens como lugar teológico do encontro com Deus”, segundo o ensinamento de São João Bosco.

Segundo Reitor-Mor, a espiritualidade do salesiano está radicada no apostolado, que possui uma alma identificada pela Caridade, permitindo uma verdadeira experiência de relacionamento com Deus, que facilita e dá alegria no trabalho. (LMI)

Da redação, com informações ANS

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas